15/07/2020

Robôs autônomos fazem entregas touchless durante a pandemia no RJ



A crise gerada pelo Coronavírus mudou a dinâmica socioeconômica do planeta, tanto empresas como indivíduos foram obrigados a se adaptar a uma nova realidade e diversos tipos de serviços foram afetados. Com isso, algumas soluções, por mais seguras que pareçam, estão sendo revistas e melhoradas para oferecer ainda mais segurança à população, como é o caso dos serviços de delivery.

Nesse cenário, a DHL Supply Chain e a Unike Technologies se juntaram a MyView, especializada em automação de drones, unindo forças para desenvolverem um projeto, baseado em Inteligência Artificial, para atuar na linha de frente do combate ao Coronavírus, além de acenar para o futuro das entregas em domicílio.

O MyView D4 Touchless Delivery realizará entregas por veículo terrestre autônomo em condomínios, sem contato humano, um conceito global batizado touchless delivery (entrega sem contato), criado pela necessidade do combate à disseminação da Covid-19 em todo o mundo. Os veículos remotos serão embarcados com a tecnologia Unike, de reconhecimento facial, para que a entrega seja feita de forma segura e sem contato humano.

O projeto parte do princípio fundamental de manter o distanciamento social entre o entregador e o consumidor, em alinhamento com as recomendações da OMS, conforme o seguinte passo-a-passo:

1 - O transporte do produto, adquirido via internet, ocorre da forma usual (moto, bike, carro etc.) da loja em que foi expedido até a portaria do condomínio.

2 - A entrega do produto ao consumidor é realizada por um robô autônomo, movido por geolocalização e conduzido por inteligência artificial, entre a portaria do condomínio e a casa do cliente.

“Desta forma, garantimos que não haja contato do comprador do produto com o entregador ou com o funcionário da portaria.” - Thiago Calvet, CEO da MyView, empresa criadora e operadora do robô autônomo.

“Embarcar uma tecnologia de identificação touchless nesse projeto trará além do benefício da segurança, fundamental em entregas específicas como de medicamentos, uma melhor experiência para o receptor que não precisará se preocupar com senhas, autenticações etc.” - André Barretto, CEO da Unike Technologies.

O projeto conta com a expertise e mentoria da DHL Supply Chain, líder mundial em armazenagem e distribuição, e da Unike Technologies, especializada em software e conexão de resultados, e foi lançado, no início de junho, em dois condomínios da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

“Para trazer novas soluções, temos nos aproximado de startups e fornecedores inovadores, e este projeto demonstrou grande importância e aplicabilidade para o momento que estamos vivendo. Auxiliamos na formatação geral do projeto e, principalmente, prestamos consultoria logística acerca dos principais desafios do last mile no Brasil e na América Latina. Vemos um grande potencial para a distribuição de e-commerce de forma geral que deve crescer ainda mais pela necessidade do distanciamento social. Além da ausência do contato humano, o reconhecimento facial é outro fator chave deste projeto, pois propicia uma maior segurança da carga.” - Eduardo Nogueira, vice-presidente e head de inovação da DHL Supply Chain Brasil.

As entregas piloto serão realizadas durante o período de isolamento social devido à pandemia do Covid-19, com o objetivo de oferecer serviço regular de entregas automatizadas touchless ao mercado de last mile delivery em algumas das principais cidades da América Latina, em um futuro próximo.

Notícias Relacionadas
 NOTA DE POSICIONAMENTO VETO AO PL 334/2023- PRORROGAÇÃO DA DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTOS

27/11/2023

NOTA DE POSICIONAMENTO VETO AO PL 334/2023- PRORROGAÇÃO DA DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTOS

A ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos vem a público manifestar seu posicionamento em relação ao recente veto da Presidência da República ao Projeto de Lei 334/2023, que (...)

Leia mais
 Eficiência logística é fundamental para o sucesso da Black Friday

23/11/2023

Eficiência logística é fundamental para o sucesso da Black Friday

A Black Friday é uma das épocas sazonais que impactam diretamente os processos logísticos e o comércio em todo mundo. A FM Logistic do Brasil, um dos principais operadores de logística e (...)

Leia mais
 Roteirização inteligente e planejamento de demanda são aliados da BBM para a Black Friday

21/11/2023

Roteirização inteligente e planejamento de demanda são aliados da BBM para a Black Friday

Para cobrir a grande demanda de entregas do comércio online que fica aquecido já em outubro, um mês antes da Black Friday (25 de novembro), a Diálogo Logística – braço de e-commerce da B (...)

Leia mais

© 2023 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.