28/02/2023

RFID e Inteligência Artificial no Suporte da Logística

 RFID e Inteligência Artificial no Suporte da Logística



Nelson Baron, gerente de Tecnologia da Informação


A CSI Cargo é uma empresa especializada em soluções logísticas sob medida, um dos nossos diferenciais está no desenvolvimento de tecnologias em Logística 4.0. Nosso WMS GARDEM é totalmente parametrizável e customizável e possui inúmeras inovações, entre elas o uso de RFID e IA.


A tecnologia RFID utiliza etiquetas ou tags que contêm informações dos produtos/materiais, esses dados são transmitidos sem fio através de ondas de rádio. Essas tags podem ser lidas por leitores RFID instalados em pontos estratégicos nas áreas de movimentação de materiais, sejam elas em operações fabris e armazéns.


Uma das principais vantagens do RFID é a sua capacidade de coletar informações precisas e em tempo real sobre produtos e materiais em toda a cadeia. Com o RFID, as empresas podem rastrear a localização de um produto ou item em tempo real. Isso permite que as empresas gerenciem melhor seus estoques, evitem a falta de produtos, reduzam o tempo de inatividade e melhorem a eficiência geral do processo logístico.


Além disso, o RFID também pode ajudar as empresas a reduzir custos e aumentar a segurança. Por exemplo, as empresas podem usar tags RFID para rastrear equipamentos e ativos valiosos, garantindo que estejam sendo usados apropriadamente e que não sejam perdidos ou roubados. Da mesma forma, o RFID pode ser usado para monitorar e controlar o acesso a áreas restritas em fábricas e/ou armazéns.


O WMS GARDEM é capaz de trabalhar com as informações coletadas pelos leitores RFID, o que permite um gerenciamento mais preciso e eficiente dos estoques e uma rastreabilidade completa dos materiais/produtos em toda a cadeia logística.


Além disso, o WMS da CSI Cargo utiliza algoritmos de inteligência artificial (IA) para otimizar ainda mais suas operações. Os algoritmos são responsáveis por definir o melhor percurso de coleta dos produtos no armazém, minimizando o tempo gasto pelos operadores e reduzindo os riscos de erros e avarias nos produtos.


Outra aplicação da IA no GARDEM é na alocação de produtos no armazém. Os algoritmos são capazes de identificar o melhor local para armazenar cada produto com base em fatores, como a frequência de movimentação do produto, sua compatibilidade com outros produtos, a disponibilidade de espaço no armazém, entre outros.


Com a combinação da tecnologia RFID e da IA, a CSI Cargo consegue oferecer aos seus clientes um serviço de armazenagem e gerenciamento de estoques de alta qualidade, que garante a integridade e a rastreabilidade dos produtos em toda a cadeia logística, ao mesmo tempo em que reduz custos, melhora a eficiência das operações e aumenta a satisfação dos clientes.



Notícias Relacionadas
 Reconhecimento: Coopercarga recebe troféu de fornecedor ouro

19/04/2024

Reconhecimento: Coopercarga recebe troféu de fornecedor ouro

A Coopercarga esteve por mais um ano na cerimônia de premiação do Grupo Boticário. O PADP – Programa de Avaliação E Desenvolvimento De Parceiros - ocorreu nesta segunda-feira (08), em Cu (...)

Leia mais
 Santos Brasil abre 25 vagas para nova turma do Formare

16/04/2024

Santos Brasil abre 25 vagas para nova turma do Formare

A Santos Brasil está com inscrições abertas para o processo seletivo da 17ª turma do Formare, programa de educação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social realizad (...)

Leia mais
 Transporte de cargas tem queda com safra menor, diz IBGE

15/04/2024

Transporte de cargas tem queda com safra menor, diz IBGE

O volume de serviços de transportes prestados no país caiu 0,9% em fevereiro, ante março, pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.