_Para Carlos Alexandre da Costa, a construção será o “motor” da recuperação econômica brasileira_
A retomada da economia será “em V”, segundo o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia, Carlos Alexandre da Costa. “Já voltamos em V”, afirmou Costa, durante entrevista coletiva online da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), nesta segunda-feira.
Na avaliação do secretário, a queda no setor da construção civil foi “muito atenuada”. Para isso, contribuíram, segundo ele, o auxílio emergencial de R\$ 600 e o trabalho realizado com setor produtivo. “A construção vinha crescendo dois dígitos no primeiro trimestre”, disse.
No entendimento de Costa, as perspectivas para a construção, no segundo semestre, são “muito auspiciosas”. A construção será o “motor da retomada”, de acordo com o secretário.
“Vamos propor medidas para destravar a construção no Brasil. Estamos preparando medidas para os próximos meses, resolvendo problemas históricos”, disse Costa.
O secretário afirmou também que é preciso “desacorrentar” os empresários para que consigam crescer. Segundo ele, há programas públicos que terão continuidade. “Mas é preciso que, cada vez mais, em termos relativos, os investimentos venham do setor privado”, disse.
Costa ponderou que, quando o retorno é mais rápido do que o imaginado, faltam insumos. Mas disse que espera que as indústrias contribuam para evitar altas de preços.
Fonte: Valor Econômico
13/09/2024
Logística é hoje um dos principais desafios para grãos, afirmam executivos
Seja para produtor de café, de soja, trigo ou algodão, um dos principais desafios está na logística, especialmente em um país tão dependente de rodovias como o Brasil e com seu principal (...)