20/06/2022

Responsabilidade Social Corporativa: uma gestão diária do comprometimento

 Responsabilidade Social Corporativa: uma gestão diária do comprometimento



Por Jerome Jacek, Diretor-Geral da ID Logistics Brasil


Uma empresa não pode mais exercer suas atividades como um agente social sem comprometimento com a sociedade, o meio ambiente e a ética. Essa é uma diretriz que diz respeito a qualquer organização.


É esperado que ela tenha consciência de que sua ação pode impactar o relacionamento com a sociedade e que há consequências diretas com a qualidade de vida de todos que nela convivem no espectro ambiental.


Passa a ser mandatório a reciclagem e devido descarte, racionalizar ou mesmo buscar eliminar o uso de materiais poluentes, respeitar as áreas verdes, entre tantas outras responsabilidades. Se é assim com qualquer um de nós, precisa ser com organizações, empresas, instituições, estabelecimentos, tudo que for possível. É preciso promover um desenvolvimento sustentável que contribua com a comunidade.


O primeiro passo de uma empresa nesse sentido deve ser traçar metas e objetivos de sustentabilidade de longo prazo. Algo que já vem sendo feito desde a década de 70, mas que se tornou mais amplo e imperativo nos dias atuais. Esse trabalho, que precisa ser transparente para a sociedade, deve reunir colaboradores, clientes, acionistas, comunidade e meio ambiente.


Com essa comunicação, expressamos nossa intenção de implementar esses princípios. Estamos empenhados em tornar o Pacto Global e seus princípios parte da estratégia, da cultura e das operações cotidianas de nossa empresa e em nos envolvermos em projetos cooperativos que promovam os objetivos mais amplos de desenvolvimento das Nações Unidas, em particular os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.


Para a gestão de uma política que abarque todos os atores envolvidos e que deixe claro sua estratégia, a ID Logistics possui um departamento dedicado a esta área específica na Companhia. A CSR (Corporate Social Responsability) tem como base o compromisso instaurado globalmente pelo Grupo ID Logistics, que envolve todas as suas subsidiárias, e estabelece três pilares: Social, Meio Ambiente e Sociedade.


O segundo passo é demonstrar a relevância e senso de urgência para as frentes definidas. Tarefa essa que passou a ser diária para o time da ID Logistics, requerendo foco e comprometimento também de seus parceiros de negócios.


Parte desse trabalho é promovido pela ID Logistics Brasil desde a sua criação e vem gerando resultados importantes, como a diminuição das taxas de acidente nas operações locais em 62%. Outro importante índice alcançado, entre 2020 e 2021, foi a redução de cerca de 44% das suas emissões de gás carbônico, CO2, por palete expedido e, desde 2018, mais de 15% do seu consumo de energia elétrica por metro quadrado ocupado.


Essas reduções foram possíveis devido à aquisição e instalação de sistemas de energia solar (fotovoltaica), compra de energia limpa de origem eólica, implantação de estações de recarga para veículos elétricos, substituição nos Centros de Distribuição para lâmpadas LED e instalação de sensores de presença, além da implantação de outros dispositivos eletroeletrônicos de maior eficiência energética para carregamento de seus equipamentos de movimentação.


Para 2022, está prevista a instalação de outras usinas de energia solar nos telhados de seus galpões, o que garantirá a redução de mais de 30 toneladas de CO2 lançados e, ao menos, a redução de mais 100 toneladas de CO2 emitidos em 2023.


Redução de 62% da taxa de acidentes de trabalho


Esse resultado é decorrente da incorporação de uma forte política e cultura de « Segurança como Valor ». A estratégia em operação inclui padrões estabelecidos de segurança para os novos negócios, investimentos em capacitação, treinamento para os colaboradores e a digitalização de processos.


O Manual de Operação Segura, utilizado nas operações, apela para a sensibilização e conscientização dos colaboradores a respeito de procedimentos de segurança e boas práticas fundamentais no ambiente operacional e na interação entre máquinas e processos.


A ID Logistics Brasil emprega mais de seis mil colaboradores distribuídos por 50 operações por todo o Brasil. O objetivo da operadora é tornar-se referência em segurança no setor logístico. O sistema de gestão em saúde e segurança abrange todas as operações no país.


Os números apresentados precisam ser comemorados. Mas estamos conscientes de que há muito mais a ser feito. Para isso, a filial brasileira do Grupo ID Logistics, presente em 18 países, reforçou este ano algumas metas locais de sustentabilidade e objetivos de responsabilidade social.


O pilar social também recebe atenção da empresa desde 2005 com a fundação do IDEBRA pelos executivos Éric Hémar, Cristophe Satin e Pierre Nahon da ID Logistics Brasil, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, local da primeira sede da empresa no País.


A entidade tem como propósito contribuir para a educação e a cidadania de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, através da integração de atividades socioculturais, educacionais e esportivas.


Além disso, temos um programa de mentoria junto a esses jovens em que nossos colaboradores compartilham conhecimentos em sua área de atuação.


A IDEBRA conta com mais duas unidades, uma localizada em Minas Gerais e outra em São Paulo, que atua em parceria com a Arca, Associação de Solidariedade Social.


Dessa forma, a abordagem da ID Logistics Brasil passa a ser mais próxima dos objetivos de CSR de seus clientes, refletida em planos e compromissos concretos.


A continuidade do sucesso dessas metas exige uma preocupação constante, que relembra a cada um de nós que a batalha não está ganha. Cabe continuar construindo no dia a dia uma empresa comprometida, melhor para os seus colaboradores, clientes, parceiros, comunidades locais em que atua e meio ambiente.



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