12/01/2023

Relatório mostra pontos críticos de emissões de CO2 na cadeia de suprimentos das empresas

 Relatório mostra pontos críticos de emissões de CO2 na cadeia de suprimentos das empresas



O relatório "Thought you knew the Scope 3 issues in your supply chain? Think again" (Do you know the Scope 3 sources in your supply chain?) analisou os hotspots de carbono nas cadeias de suprimentos em todos os níveis de fornecedores, identificando onde as emissões de gases de efeito estufa (GEE) são significativamente mais altas e potencialmente mais difíceis de reduzir. Segundo os dados do documento, a Accenture desenvolveu um modelo de dados que usa informações comerciais e de emissões de diferentes indústrias e países para calcular a contribuição do Escopo 3 de fornecedores para os clientes, criando uma imagem precisa da localização e tamanho das emissões upstream de GEE.


"As emissões do Escopo 3 são difíceis de rastrear, especialmente nas cadeias de suprimentos complexas de hoje em dia. Muitas empresas grandes não sabem quem são os fornecedores além do Tier 1 e não têm qualquer tipo de influência ou controle sobre suas práticas de sustentabilidade. É por isso que vimos pouco progresso nas reduções até o momento", afirmou Matthew Govier, diretor executivo da Accenture Strategy na América Latina. "Munidas de dados sobre a origem dessas emissões, as empresas podem se comprometer a agir e colaborar com toda a base de fornecedores e stakeholders rumo a um futuro mais sustentável, algo que realmente faz a diferença."


O modelo criado pela Accenture mostrou as emissões upstream por país, setor e nível de fornecedor. A análise da Accenture revelou que, na maioria dos casos, se as emissões upstream correspondem a uma parcela significativa das emissões totais de uma empresa, elas tendem a ocorrer em locais mais profundos da rede de fornecedores. Apenas 20% das emissões do setor vêm de fornecedores de Nível 1.


"Nosso estudo mais recente (Accelerating global companies toward net zero by 2050) mostra que apenas 7% das companhias estão no caminho para alcançar suas metas net zero. Isso mostra que, para 93% das empresas, a hora de agir é agora", explicou Peter Lacy, CRO e líder da prática de Sustainability Services (Sustainability Services & Strategies) na Accenture. “Mesmo em meio à volatilidade econômica, as ambições em torno da sustentabilidade estão aumentando. Explorar a inteligência do carbono é uma peça importante do quebra-cabeça para converter essas ambições em ação e impacto. Os líderes do futuro estão colaborando para aumentar a circularidade e aumentar os resultados em sustentabilidade em toda a cadeia de valor."


Segundo a Accenture, a visibilidade das emissões e inteligência de carbono incorporada ao negócio principal ajuda as empresas a tomar decisões mais bem informadas sobre como e onde alocar recursos, garantir compras responsáveis em toda a organização a fim de gerar reduções significativas, além de descobrir um valor empresarial mais amplo, criando redes de cadeia de suprimentos mais eficientes, resilientes, econômicas e centradas no cliente.


O relatório recomenda cinco ações que todas as empresas devem tomar para atingir essa visibilidade:


Realize uma análise real dos pontos críticos de emissões em vários níveis para definir metas e conduzir as ações corretas. Os insights a partir desse tipo de análise fornecem a base do plano de ação para abordar as áreas de impacto mais significativo.


Incorpore a sustentabilidade no planejamento da categoria e na seleção de fornecedores. Dependendo das áreas de pontos críticos identificados, uma empresa pode personalizar os planos de categoria, incluindo estratégias de redução de emissões, e abordar os pontos críticos da forma mais adequada.


Integre as emissões na torre de controle da cadeia de suprimentos e aposte em um gêmeo digital. Torres de controle que centralizam a visibilidade e a tomada de decisão e orientam as ações com benefícios de curto e longo prazo, combinadas a um gêmeo digital da cadeia de suprimentos, geram a visibilidade de ponta a ponta necessária para otimizar as redes da cadeia de suprimentos em termos de serviços, custos, qualidade e sustentabilidade. Tudo isso em tempo real.


Apoie os fornecedores em seus esforços contínuos de descarbonização. A segmentação da base de fornecedores pode ajudar as empresas a adaptar seus programas de engajamento de forma adequada, desde que também melhorem a qualidade dos dados do fornecedor.


Colabore em todos os setores, com pares, fornecedores e parceiros do ecossistema, a fim de acelerar a descarbonização em escala. Uma solução de plataforma inteligente para agregar dados de várias partes e fazer recomendações sobre as etapas mais eficazes para a descarbonização é fundamental.


Fonte: Mundo Logística



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