05/05/2022

Reduzir a inflação global dependerá de reorganizar a logística. Entenda

 Reduzir a inflação global dependerá de reorganizar a logística. Entenda



Preços em alta no mundo todo, e ainda com mais vigor no Brasil, não se explicam apenas pela disparada das cotações das commodities, pela pandemia e pela guerra. A alta do frete marítimo tem sido um grande vilão. Diante da forte disparada do e-commerce, que movimentou mais de R$ 2 trilhões em cargas, o frete nunca custou tanto. É a lei da oferta e da demanda. Com um detalhe: o petróleo está mais caro no mundo.


Desde o início da pandemia, o preço médio do serviço de transporte disparou 472%, segundo a CNI (Confederação Nacional da Indústria). A entidade avalia que a persistência dos gargalos na logística global pode sinalizar um “novo normal” de custos maiores. Nos últimos 12 meses, o custo subiu 83%, sem sinal de arrefecimento. Pelos cálculos do Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), até o final do ano a elevação pode superar 20%, dependendo do produto a ser transportado.


Mas tudo isso não é bom nem para o consumidor e nem para os operadores logísticos. As empresas estão sufocadas, operando no limite, para conseguir se adaptar às demandas e garantir o cumprimento dos contratos. A indústria da logística também ajudou a gerar empregos, que não foram simples de ser encontrados.


Além disso, houve uma corrida pelos serviços de transportes, pressionando a capacidade de portos, armazéns, navios e contêineres. O desequilíbrio entre demanda e oferta fez os preços explodirem. O custo de frete da Ásia para o Brasil é hoje 5,7 vezes superior ao de janeiro de 2020.


desde o início de 2021, os combustíveis, principalmente o diesel, pressionam os transportes de cargas. A guerra na Ucrânia e a volta da pandemia na China ajudaram a piorar a situação. As novas medidas de isolamento social na China, causadas por um aumento de casos de Covid-19 no país nas últimas semanas, causa forte impacto na economia brasileira. Xangai, a cidade chinesa onde fica localizado o maior porto do mundo e onde vivem mais de 25 milhões de pessoas, está em lockdown rígido há pelo menos três semanas.


Até o final deste ano, a cadeia global de suprimentos e de logística deve continuar bagunçada com tendência de alta. Qualquer solução viável para a inflação global passa pelo reequilíbrio do fluxo logístico.


Fonte: Istoé Dinheiro



Notícias Relacionadas
 Reconhecimento: Coopercarga recebe troféu de fornecedor ouro

19/04/2024

Reconhecimento: Coopercarga recebe troféu de fornecedor ouro

A Coopercarga esteve por mais um ano na cerimônia de premiação do Grupo Boticário. O PADP – Programa de Avaliação E Desenvolvimento De Parceiros - ocorreu nesta segunda-feira (08), em Cu (...)

Leia mais
 Santos Brasil abre 25 vagas para nova turma do Formare

16/04/2024

Santos Brasil abre 25 vagas para nova turma do Formare

A Santos Brasil está com inscrições abertas para o processo seletivo da 17ª turma do Formare, programa de educação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social realizad (...)

Leia mais
 Transporte de cargas tem queda com safra menor, diz IBGE

15/04/2024

Transporte de cargas tem queda com safra menor, diz IBGE

O volume de serviços de transportes prestados no país caiu 0,9% em fevereiro, ante março, pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.