07/05/2021

Receita do Mercado Livre mais que dobra no 1º tri, na esteira da pandemia

 Receita do Mercado Livre mais que dobra no 1º tri, na esteira da pandemia


O Mercado Livre mais do que dobrou sua receita no primeiro trimestre, uma vez que as medidas de isolamento para conter uma segunda onda da pandemia da Covid-19 na América Latina manteve robusta a demanda pelos serviços online do maior portal de comércio eletrônico e serviços financeiros da região.

A companhia relatou nesta quarta-feira receita líquida de 1,4 bilhão de dólares no período, aumento ano a ano de 111,4% em dólares e de 158,4% em moeda constante. O Brasil, que representa 56% do total, teve expansão de 93% em dólar e 139% em reais.

Segundo o presidente de “commerce” do Mercado Livre, Stelleo Tolda, os números refletem entre outros fatores a entrada de dezenas de milhares de novos vendedores no marketplace, que recorreram aos canais online para dar sobrevida aos negócios físicos fechados por meses durante a pandemia.

Segundo ele, a partir deste segundo trimestre, o crescimento deve ser menor ano a ano, porque a comparação já será também com períodos de 2020 totalmente afetados pelos efeitos da pandemia.

“Neste primeiro trimestre tivemos um trimestre com pandemia comparado com um sem ela no ano passado”, disse Tolda à Reuters.

O prejuízo líquido no trimestre somou 34 milhões de dólares, ante 21,1 milhões em igual etapa de 2020, com o Mercado Livre mantendo foco na expansão de estrutura logística e tecnológica, enquanto se depara com a concorrência crescente de rivais como a gigante norte-americana Amazon e no Brasil, incluindo Magazine Luiza, Via Varejo e B2W.

O Mercado Livre, que no início do ano anunciou plano de investir 10 bilhões de reais no Brasil, inaugurou no mês passado seu quinto grande centro logístico no país, em Santa Catarina. A companhia planeja abrir outras três dessas unidades em seu maior mercado latino-americano em 2021, com foco na região Sudeste.

No fim de março, o número de usuários ativos era de 69,8 milhões, avanço de 61,6% em 12 meses, enquanto a de vendedores superou um milhão.

O volume de vendas (GMV, na sigla em inglês) foi de 6,1 bilhões de dólares, crescimento de 77,4% em dólar sobre um ano antes. Em moedas locais, o aumento foi de 114,3%.

O braço de serviços financeiros do grupo, Mercado Pago, teve no período 14,7 bilhões de dólares em pagamentos, alta de 81,8% em dólares e 129,2% em moeda constante. A carteira de crédito atingiu 576 milhões de dólares, mais do que dobrando em um ano.

Fonte: Reuters

Notícias Relacionadas
 Brado estreia maior rota ferroviária do Brasil e aumenta conexão entre Sudeste e Nordeste

03/12/2025

Brado estreia maior rota ferroviária do Brasil e aumenta conexão entre Sudeste e Nordeste

A Brado anunciou a ativação da maior rota ferroviária em operação no país, conectando o terminal de Sumaré (SP) ao terminal de Davinópolis (MA) pela Ferrovia Norte-Sul em um percurso de (...)

Leia mais
 Inaugurado o 1º centro automatizado da UPS no Brasil, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas-SP

02/12/2025

Inaugurado o 1º centro automatizado da UPS no Brasil, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas-SP

A Prefeitura de Campinas (SP) informa que o prefeito Dário Saadi participou, na manhã de ontem, sexta-feira, dia 28 de novembro, da inauguração do novo centro de processamento de cargas (...)

Leia mais
 Amazon e alemã DHL vão se instalar no novo centro logístico do Aeroporto de Fortaleza

02/12/2025

Amazon e alemã DHL vão se instalar no novo centro logístico do Aeroporto de Fortaleza

A gigante Amazon e a empresa de logística do grupo alemão Deutsche Post DHL irão se instalar no complexo logístico nos arredores do Aeroporto Internacional de Fortaleza. A informação foi (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.