14/03/2022

Problemas na cadeia de suprimentos serão agravados pela falta de marítimos ucranianos e russos

 Problemas na cadeia de suprimentos serão agravados pela falta de marítimos ucranianos e russos



A Câmara Internacional de Navegação (ICS), que representa 80% da frota mercante mundial, alertou que a atual interrupção da cadeia de suprimentos será exacerbada por um déficit na força de trabalho, devido à invasão russa da Ucrânia.


O "Seafarer Workforce Report", publicado em 2021 pela BIMCO e pelo ICS, relata que 1,89 milhão de marítimos operam atualmente mais de 74 mil navios na frota mercante mundial.


Para manter os níveis comerciais, esses marítimos devem poder ingressar e desembarcar de navios livremente em todo o mundo. No entanto, os voos de e para a região em conflito foram cancelados. Os temores sobre a segurança da tripulação e o aumento dos prêmios de seguro para o envio de navios para a Ucrânia ou a Rússia também desencorajam os armadores a enviar navios para esses países.


Do total de trabalhadores marítimos, 198.123, ou 10,5% do total, são russos, dos quais 71.652 são oficiais e 126.471 são marinheiros. A Ucrânia tem 76.442 (4%) marítimos, dos quais 47.058 são oficiais e 29.383 são marinheiros. Juntos, eles representam 14,5% da força de trabalho global do setor.


O alerta do ICS ocorre antes de uma reunião extraordinária da ONU, sob os auspícios da Organização Marítima Internacional (IMO), onde a indústria apresentará um plano de oito pontos sobre como garantir o bem-estar dos marítimos. Isso incluirá apelos aos Estados para garantir que os marítimos tenham acesso aos seus salários e para o estabelecimento de corredores seguros para os navios partirem dos portos da Ucrânia.


Fonte: Portos e Navios



Notícias Relacionadas
 Santos Brasil adquire guindastes elétricos de pátio e cais

12/12/2025

Santos Brasil adquire guindastes elétricos de pátio e cais

A Santos Brasil adquiriu, na China, dois portêineres — guindastes de cais — e oito RGTs —  guindastes de pátio — que já estão a caminho do Tecon Santos a bordo no navio Zhen Hua 28. (...)

Leia mais
 Unilever inaugura seu primeiro Centro de Distribuição no Espírito Santo, em Serra, com operação da JSL

11/12/2025

Unilever inaugura seu primeiro Centro de Distribuição no Espírito Santo, em Serra, com operação da JSL

A Unilever inaugurou nesta terça-feira, dia 9 de dezembro, seu primeiro Centro de Distribuição no Espírito Santo, localizado na cidade da Serra. A cerimônia contou com a presença do gove (...)

Leia mais
 Terminais do Porto de Santos se unem para ação “Contêiner do Bem”

11/12/2025

Terminais do Porto de Santos se unem para ação “Contêiner do Bem”

Terminais portuários do Porto de Santos realizaram nesta terça-feira (9) mais uma edição do Contêiner do Bem – Movimentando Amor. Ao todo, a campanha distribuiu cerca de dois mil brinque (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.