16/02/2022

Prioridades do Governo Federal para 2022


O governo divulgou, na semana passada, uma ampla lista de prioridades legislativas para o ano. São 45 matérias distribuídas nos seguintes eixos: economia, social, saúde, educação, agricultura, ambiental, infraestrutura, mineração, custo Brasil e segurança.

Dentre as que interessam ao setor, estão:

Combustível: Estão na pauta do Senado Federal dois projetos que tratam sobre combustíveis e estão sob a relatoria do senador Jean Paul Prates (PT-RN). O PLP 11/20, que trata do ICMS, e o PL 1472/21, que cria o Fundo de Estabilização dos preços de combustíveis e institui o imposto de exportação sobre o petróleo bruto. Os líderes ainda tentam acordo em torno das matérias.

Ainda é incerta a discussão em torno da PEC que propõe reduzir tributos que incidem sobre combustíveis e o gás de cozinha – cujo preço também disparou –, de modo a minimizar o encarecimento dos preços desses produtos. Na prática, isso permitiria que o governo federal reduzisse o PIS/Cofins, e os governos estaduais, o ICMS. O texto propõe que a renúncia fiscal seja feita sem a obrigatoriedade de uma compensação.

Há esforços no sentido de que Executivo e Legislativo priorizem um desses projetos e que ele acomode alguns pontos apresentados nos demais.

Matérias Tributárias: As mudanças no Imposto de Renda (PL 2337/21), Contribuição sobre Bens e Serviços (PL 3887/20) e Reforma Tributária (PEC 110/19) enfrentam resistências. 

Mercado de Carbono: A expectativa de votação no Plenário da Câmara do projeto que regulamenta o Mercado Brasileiro de Redução de Emissões (MBRE) está alta. Segundo o autor da proposta, deputado Marcelo Ramos (PSD-AM), o projeto já tem o apoio dos setores produtivos, do mercado, dos governadores e de muitos parlamentares. “Isso porque decidimos pela não taxação das empresas, mas por uma definição de metas, do sistema cap-and-trade, que permite a compra de créditos de carbono por quem emite acima da meta e a venda de créditos para os que emitem abaixo da meta”, disse. Em novembro, o PL passou a tramitar em regime de urgência, o que permite que o tema seja pautado no Plenário.

Outros: O governo insiste no PL 591/2021, que desestatiza os Correios. A matéria já foi apreciada pela Câmara dos Deputados no ano passado e agora precisa ser aprovada pelo Senado. O PL 4728/2020, que autoriza o Refis ("Novo Pert") para grandes empresas, por sua vez, não entrou na agenda de prioridades do Governo. Há pontos ainda a serem acordados, como o percentual de entrada a ser pago pelas empresas para a adesão ao programa. Os descontos das dívidas podem chegar a mais de 90% (juros e multa).

Notícias Relacionadas
 Transporte fluvial de grãos cresce 782% no Brasil em 13 anos

24/04/2024

Transporte fluvial de grãos cresce 782% no Brasil em 13 anos

O transporte de grãos por rios no Brasil registrou um aumento de 782% ao longo de 13 anos, conforme dados do Anuário Agrologístico 2024, divulgado pela Companhia Nacional de Abasteciment (...)

Leia mais
 A corrida pelo hidrogênio verde

24/04/2024

A corrida pelo hidrogênio verde

O passo a passo da descarbonização energética está consolidado. As fontes fósseis são deixadas de lado para dar lugar à energia captada a partir do sol, do vento, da água e até por meio (...)

Leia mais
 Santos Brasil amplia atuação no setor de transportes

24/04/2024

Santos Brasil amplia atuação no setor de transportes

A Santos Brasil está ampliando a sua atuação no setor de transportes, consolidando-se como principal operadora de serviços capaz de garantir soluções logísticas completas e integradas, d (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.