O primeiro aeroporto central de carga completo da China iniciou as operações que conectarão a base de fabricação do país ao mundo.
O aeroporto de Ezhou Huahu, localizado na província de Hubei, deverá processar 3,3 milhões de toneladas de carga anualmente até 2030. Seria o quarto maior centro de carga do mundo, com base em números de 2019.
O serviço de frete para Osaka (Japão) e Frankfurt (Alemanha), começará no fim do ano, informou o aeroporto nas redes sociais. As operações começaram oficialmente no domingo.
O aeroporto de Ezhou Huahu é cercado por fábricas de componentes eletrônicos e fica perto da metrópole interior de Wuhan. Esta localização estratégica coloca o aeroporto aproximadamente equidistante de Xangai, Pequim, Guangzhou e outras grandes cidades chinesas.
A SF Holding, a maior transportadora de encomendas da China, investiu bilhões de dólares para o novo aeroporto, incluindo a construção de instalações de logística. Enquanto o mercado doméstico de logística está saturado de concorrência, a empresa, que opera seus próprios aviões de carga, espera fazer mais negócios com o novo hub.
A indústria de aviação da China sofreu com restrições em voos internacionais durante a pandemia. O tráfego de passageiros ainda não se recuperou, em parte devido aos bloqueios em várias cidades este ano. O negócio de frete tornou-se uma tábua de salvação para transportadoras sem dinheiro.
Fonte: Valor Econômico