26/10/2021

Porto de Santos adere ao World Logistics Passport

 Porto de Santos adere ao World Logistics Passport


A Santos Port Authority (SPA) acaba de tornar-se a primeira administradora portuária brasileira a aderir ao World Logistics Passport (WLP) — Passaporte Mundial de Logística —, programa de fidelidade baseado em parcerias, visando impulsionar as transações comerciais pelo Porto de Santos, por meio da cooperação internacional. O WLP foi projetado para superar barreiras comerciais não tarifárias, como a ineficiência logística que atualmente limita o crescimento do comércio entre os mercados em desenvolvimento.

O diretor presidente da SPA, Fernando Biral, diz que o planejamento traçado para o Porto de Santos até 2040 leva em consideração a necessidade de aumento aproximado de 50% da sua capacidade, elevando-a para 240,6 milhões de toneladas, para atender à movimentação de 100% das cargas localizadas na sua zona de influência. Para isso, estão previstos investimentos maciços em seus acessos rodoferroviários e uma maior participação da ferrovia no transporte dessas cargas, elevando-a dos atuais 33% para 40% até 2040. “Esse planejamento requer uma abertura mais ampla a novos mercados e uma logística eficiente e parcerias como essa com o WLP são estratégicas para que o Porto de Santos e o comércio exterior brasileiro se tornem cada vez mais atrativos a novos negócios”, afirma Biral.

O CEO do WLP, Mike Bhaskaran, afirma que “a Santos Port Authority é um parceiro chave do WLP, que nos apoiará na atração de novos parceiros envolvidos nas operações portuárias, disponibilizando às empresas importadoras/exportadoras e agentes de carga vantagens e benefícios, aumentando assim a competitividade do porto”. E complementa: “O benefício do nosso programa é a redução nos custos da cadeia logística e a agilização do fluxo de mercadorias, tornando-o mais eficiente, especialmente, na área de influência do Porto de Santos”.

O World Logistics Passport\
Mais de 20 países, até agora, fazem parte do programa, incluindo Índia, China, África do Sul, Indonésia, Dubai, Brasil, Colômbia, México, Uruguai, Senegal, Cazaquistão, entre outros. O Passaporte Mundial torna mais fácil para os países participantes diversificarem o comércio de seus produtos, aumentando a participação de mercado em produtos-chave e criando novas parcerias comerciais.

O WLP oferece aos seus membros acesso a três níveis de benefícios (Silver, Gold e Platinum) fornecidos por uma gama de parceiros que envolvem autoridades aeroportuárias, operadores portuários, aeroportos, operadores logísticos, serviços alfandegários, entre outros, essenciais para tornar as cadeias de suprimentos mais eficientes.



Fonte: Portos e Navios

Notícias Relacionadas
 64% dos Operadores Logísticos ampliaram portfólio de serviços em 2024, aponta ABOL

04/11/2025

64% dos Operadores Logísticos ampliaram portfólio de serviços em 2024, aponta ABOL

O trabalho dos Operadores Logísticos (OLs) no Brasil tem se expandido muito além do transporte e da armazenagem. O setor se consolida como uma rede integrada de soluções que abrange desd (...)

Leia mais
 Bravo inaugura ponto de biometano para caminhões pesados

04/11/2025

Bravo inaugura ponto de biometano para caminhões pesados

Bravo investe R$ 29 milhões em infraestrutura e frota de caminhões a gás para reduzir em até 800 toneladas anuais as emissões de CO₂A Bravo Serviços Logísticos inaugu (...)

Leia mais
 Expansão logística em Extrema: parceria entre Mendes Talent e ID Logistics gera novas oportunidades de trabalho

03/11/2025

Expansão logística em Extrema: parceria entre Mendes Talent e ID Logistics gera novas oportunidades de trabalho

O setor logístico segue em plena expansão em Extrema (MG), impulsionando a economia local e gerando novas oportunidades de emprego para trabalhadores de toda a região. Um dos exemplos ma (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.