A Administração do Porto de Aveiro (APA) lançou concurso público para empreitada de construção da segunda fase das infraestruturas da Zona de Atividades Logísticas e Industriais (ZALI), revelou fonte portuária.
De acordo com informação do Porto de Aveiro, o preço base da nova zona de acolhimento industrial portuária é de cerca de 5,9 milhões de euros, tendo a obra um prazo de execução de 360 dias.
A ZALI representará um investimento global de 12,2 milhões de euros, sendo que, com a execução da primeira fase, ficaram disponíveis 28 hectares.
O projeto ZALI insere-se na estratégia de afirmação do Porto de Aveiro como um nó logístico na cadeia de transporte do Corredor Atlântico.
De acordo com o projeto, “a oferta de uma área de acolhimento de atividades industriais e logísticas em zona portuária, servida por ligações marítimas e terrestres competitivas, constitui um fator crítico para atrair novos e/ou fidelizar fluxos de mercadorias existentes”.
A área total de construção da plataforma ZALI é de 73,2 hectares, da qual 42,3 hectares correspondem a lotes de dimensão variável para a instalação de unidades logísticas e industriais, 15 hectares para atividades logísticas de apoio à carga contentorizada e atividades de acabamento e 15,9 hectares dizem respeito a áreas comuns, designadamente vias de circulação rodoviária, zonas verdes e parque de estacionamento.
A plataforma logística portuária intermodal visa facilitar a implantação de operadores logísticos e empresas “para as quais a proximidade ao Porto implica um acrescido fator de competitividade ou o valor acrescentado à sua mercadoria, apresentando, para tal, espaço disponível para a instalação de novas unidades logísticas e industriais para a instalação de novos projetos, sendo o modelo de negócio da ZALI totalmente flexível e estudado, caso a caso, através do planeamento de soluções à medida de cada cliente”.
Através da sua construção, o Porto de Aveiro tem já condições para o desenvolvimento de um ‘cluster’ de energias renováveis, indústria que envolve a produção de peças metálicas de elevada dimensão e cuja fixação da fábrica na ZALI permitirá ao promotor obter uma redução dos custos logísticos, que na sua totalidade se destinam à exportação.
No Porto de Aveiro está já localizada uma fábrica da ASM Industries, destinada à produção de equipamentos de aço para a indústria das renováveis e marinha, num investimento de cerca de 25 milhões de euros, comparticipado por fundos europeus.
Com 22 mil metros quadrados de área fabril e 42 mil metros quadrados de área de armazenagem, possui um cais privativo de 200 metros e iniciou a laboração em 2019.
Fonte: Folha de SP
13/05/2025
BBM Logística avança na integração de operações para crescer com eficiência e foco no cliente
Em um cenário econômico marcado por taxas de juros elevadas e desafios macroeconômicos, o setor de logística no Brasil enfrenta um dos seus maiores testes. Para manter-se (...)