30/11/2020

Porto de Aveiro abre concurso para segunda fase da Zona de Atividades Logísticas

 Porto de Aveiro abre concurso para segunda fase da Zona de Atividades Logísticas


A Administração do Porto de Aveiro (APA) lançou concurso público para empreitada de construção da segunda fase das infraestruturas da Zona de Atividades Logísticas e Industriais (ZALI), revelou fonte portuária.

De acordo com informação do Porto de Aveiro, o preço base da nova zona de acolhimento industrial portuária é de cerca de 5,9 milhões de euros, tendo a obra um prazo de execução de 360 dias.

A ZALI representará um investimento global de 12,2 milhões de euros, sendo que, com a execução da primeira fase, ficaram disponíveis 28 hectares.

O projeto ZALI insere-se na estratégia de afirmação do Porto de Aveiro como um nó logístico na cadeia de transporte do Corredor Atlântico.

De acordo com o projeto, “a oferta de uma área de acolhimento de atividades industriais e logísticas em zona portuária, servida por ligações marítimas e terrestres competitivas, constitui um fator crítico para atrair novos e/ou fidelizar fluxos de mercadorias existentes”.

A área total de construção da plataforma ZALI é de 73,2 hectares, da qual 42,3 hectares correspondem a lotes de dimensão variável para a instalação de unidades logísticas e industriais, 15 hectares para atividades logísticas de apoio à carga contentorizada e atividades de acabamento e 15,9 hectares dizem respeito a áreas comuns, designadamente vias de circulação rodoviária, zonas verdes e parque de estacionamento.

A plataforma logística portuária intermodal visa facilitar a implantação de operadores logísticos e empresas “para as quais a proximidade ao Porto implica um acrescido fator de competitividade ou o valor acrescentado à sua mercadoria, apresentando, para tal, espaço disponível para a instalação de novas unidades logísticas e industriais para a instalação de novos projetos, sendo o modelo de negócio da ZALI totalmente flexível e estudado, caso a caso, através do planeamento de soluções à medida de cada cliente”.

Através da sua construção, o Porto de Aveiro tem já condições para o desenvolvimento de um ‘cluster’ de energias renováveis, indústria que envolve a produção de peças metálicas de elevada dimensão e cuja fixação da fábrica na ZALI permitirá ao promotor obter uma redução dos custos logísticos, que na sua totalidade se destinam à exportação.

No Porto de Aveiro está já localizada uma fábrica da ASM Industries, destinada à produção de equipamentos de aço para a indústria das renováveis e marinha, num investimento de cerca de 25 milhões de euros, comparticipado por fundos europeus.

Com 22 mil metros quadrados de área fabril e 42 mil metros quadrados de área de armazenagem, possui um cais privativo de 200 metros e iniciou a laboração em 2019.

Fonte: Folha de SP

Notícias Relacionadas
 Temos que fazer um plano nacional logístico condizente com a realidade, diz Renan Filho

10/07/2025

Temos que fazer um plano nacional logístico condizente com a realidade, diz Renan Filho

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que há quatro principais desafios identificados na infraestrutura no Brasil, dentre eles, a construção de um plano nacional para desenvol (...)

Leia mais
 Logística da saúde é um dos motores de crescimento da DHL Supply Chain

08/07/2025

Logística da saúde é um dos motores de crescimento da DHL Supply Chain

O aumento da longevidade e a multiplicação das especialidades farmacêuticas estão a moldar o desenvolvimento da logística e da distribuição, fazendo com que a saúde seja um dos motores d (...)

Leia mais
 O plano da Brado Logística para avançar na rota dos insumos (e “inaugurar” o Maranhão)

07/07/2025

O plano da Brado Logística para avançar na rota dos insumos (e “inaugurar” o Maranhão)

Em entrevista exclusiva ao AgFeed, o CEO da Brado, Luciano Johnsson, diz que a empresa poderá chegar a 50% de market share na logística que leva defensivos agrícolas do Sudeste para (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.