19/07/2021

"Perspectivas otimistas para o segundo semestre nas fronteiras "

 "Perspectivas otimistas para o segundo semestre nas fronteiras "


Em 2021, o movimento nas fronteiras que ligam o Brasil aos demais países do Cone Sul teve um aumento representativo no primeiro semestre do ano. Quando comparamos o período com o ano anterior, os números são elevados. Registramos, por exemplo, uma alta de 86,25% no volume de tráfego do Porto Seco de Foz do Iguaçu em abril, em relação a 2020, quando o volume foi duramente reduzido pelo começo da pandemia. O que vemos agora, de fato, não é crescimento, mas uma retomada bastante importante, e ela se dá em todas as fronteiras que operamos, motivadas por diferentes razões e ainda sujeitas, claro, aos movimentos da economia. Seguimos otimistas, acreditando que o segundo semestre será bastante produtivo.

Começando pela fronteira de Foz do Iguaçu, onde administramos o Porto Seco, temos uma boa perspectiva pela frente. As exportações para o Paraguai estão em alta, em especial, cimento, para atender a uma série de grandes obras no país. Fertilizantes e maquinário também estão sendo levados para o agronegócio. Consequentemente esperamos um movimento grande de importação, com o escoamento da produção de grãos do Paraguai com destino ao Brasil. Embora ali estejamos diante de uma fronteira tríplice, o movimento de carga em Foz do Iguaçu é bem maior na fronteira entre o Brasil e o Paraguai do que o Brasil e a Argentina.

A falta de chuvas também vai beneficiar o transporte rodoviário nos próximos meses. Com os rios em níveis baixos e sem perspectiva de chuvas, as barcaças não podem navegar e a produção tem que escoar por terra. Nesse mês de julho, por exemplo, a chamada safrinha está sendo colhida e os caminhões estão trabalhando para transportar os grãos para os silos. A partir de agosto e setembro começam as importações e o movimento deve aumentar no Porto Seco.

Nas demais fronteiras, o otimismo com relação ao segundo semestre se baseia em outros fatores. Em Uruguaiana, por exemplo, a exportação de carros está em alta, assim como de bobinas de aço e de vinhos, oriundos do Chile. Em Santana do Livramento, o forte tem sido a exportação de peças para uma fábrica de papel que está sendo erguida em território uruguaio. Já em Jaguarão, grande parte dos caminhões trazem a produção de arroz do Uruguai, assim como cítricos, soja e carne bovina. Além disso, levam para o país bananas e um grande fluxo cerâmico, como tijolos. Há também entre o Brasil e o Uruguai, intenso transporte de insumos para a produção de garrafas pet em Maringá, no Paraná.

Em linhas gerais, vemos que a economia está retomando pouco a pouco depois de um ano e meio muito árduo devido a pandemia. Sabemos que outros fatores podem impactar o tráfego nas fronteiras, como a alta do dólar, mas o segundo semestre tradicionalmente também é melhor que o primeiro. Seguimos otimistas e preparados para a elevação da demanda.

Francisco Augusto Silva Damilano é Gerente de Operações das Fronteiras da Multilog

Notícias Relacionadas
 JSL apresenta nova unidade de negócios digital para logística rodoviária

30/04/2025

JSL apresenta nova unidade de negócios digital para logística rodoviária

A empresa de serviços logísticos JSL marcou presença na 29ª edição da Intermodal South America com uma nova adição ao seu ecossistema logístico. Lançando um novo capítulo em sua jornada (...)

Leia mais
 Supporte vai expandir capacidade logística em Uberlândia em 47%

29/04/2025

Supporte vai expandir capacidade logística em Uberlândia em 47%

A Supporte Logística irá expandir sua operação em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, com a construção de um novo galpão logístico com cerca de 50 mil metros quadrados (m²) e um investimen (...)

Leia mais
 Brado amplia operações com gergelim e acompanha crescimento do mercado

29/04/2025

Brado amplia operações com gergelim e acompanha crescimento do mercado

O mercado de gergelim está em plena expansão e a Brado, empresa referência em soluções logísticas multimodais, acompanha esse ritmo com um crescimento expressivo no transporte do grão. E (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.