A Tegma Gestão Logística ficou em terceiro lugar no segmento Transporte e Logística no Ranking TOP Open Corps 2023, anunciado no último dia 18 de outubro. A iniciativa reconhece as corporações que mais praticaram inovação aberta com startups no país no último ano, a partir de dados gerados pelo próprio mercado. A Tegma figura entre os premiados pelo quinto ano consecutivo.
De acordo com o levantamento dos organizadores do ranking, o volume de negócios gerados para as startups com investimento das médias e grandes empresas totalizou R$ 6,4 bilhões em 2023, em 54 mil contratos, o que representa mais do que o dobro em relação ao total do ano anterior (de julho de 2022 a junho de 2023), que foi de R$ 2,7 bilhões.
As grandes empresas contrataram, ao todo, 4.177 startups, principalmente para soluções relacionadas à inteligência artificial, análise de dados e produtividade. Além disso, o número de corporações que obtiveram contratos com startups no ano foi de 5.348, superando as 4.449 de 2022.
Segundo o presidente da Tegma, Nivaldo Tuba, “integrarmos essa lista pelo quinto ano seguido mostra a consistência de nosso trabalho voltado à inovação”. Como exemplo dessa política ele cita a criação da tegUP Ventures, braço de inovação aberta e de tecnologia, criada em 2017.
Para Célia Takano, diretora de TI e Inovação da Tegma, “o prêmio nos orgulha e reconhece a interação permanente da empresa com o ecossistema de startups voltadas para o desenvolvimento de soluções para o segmento logístico”.