03/02/2021

Pandemia muda perfil de empresas em operação no Brasil, diz governo

 Pandemia muda perfil de empresas em operação no Brasil, diz governo


O governo observa evidências de que estão em curso mudanças no comportamento do consumidor que impactam o perfil das empresas em operação no Brasil, disse nesta terça-feira o secretário especial adjunto de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Gleisson Rubin, durante a divulgação do boletim Mapa de Empresas.

Em 2020, o setor que mais concentrou abertura de novas empresas, com 200.662, foi o de comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios. Foi onde também houve maior número de empresas encerradas, com 73.668.

Em seguida, vieram promoção de vendas, com 149.063 empresas abertas e 38.349 empresas fechadas no período; cabeleireiros, manicure e pedicure, com 134.992 aberturas e 27.498 fechamentos; fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar, com 110.261 aberturas e 21.994 fechamentos, e obras de alvenaria, 108.135 aberturas e 21.863 fechamentos.

Questionado se as empresas fornecedoras de alimentos estariam crescendo por causa do isolamento social, Rubin comentou que provavelmente sim. E acrescentou que é possível observar tendência semelhante no e-commerce. As vendas no comércio eletrônico avançaram 40% em 2020.

“Há um movimento sendo captado, de substituição de lojas físicas por empresas que só funcionam no ambiente virtual”, disse. “Vestuário, calçados, eletrônicos, objetos para o lar, objetos cuja logística de transporte não seja muito onerosa.”

Notícias Relacionadas
 Andreani Logística aposta em Viana para continuar crescendo

10/09/2025

Andreani Logística aposta em Viana para continuar crescendo

Viana segue se consolidando como o principal polo logístico do Espírito Santo, a chegada da Andreani Logística é uma das provas disso. A multinacional argentina, que há 80 anos oferece s (...)

Leia mais
 Santos Brasil registra aumento na movimentação de contêineres em agosto

10/09/2025

Santos Brasil registra aumento na movimentação de contêineres em agosto

A Santos Brasil movimentou 140,8 mil contêineres em agosto, número 3,5% maior do que o registrado no mesmo mês de 2024, segundo relatório operacional divulgado nesta quarta-feira (3).

Leia mais
 ID Logistics inicia operações no Canadá

05/09/2025

ID Logistics inicia operações no Canadá

A ID Logistics inaugurou a sua primeira filial no Canadá, que marca o 19º país em que o grupo opera. Instalada em Ajax, na área metropolitana de Toronto, região que sozinha concentra mai (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.