17/03/2023

Países do Mercosul e União Europeia são parceiros estratégicos do Brasil no setor de transportes, diz ministro

 Países do Mercosul e União Europeia são parceiros estratégicos do Brasil no setor de transportes, diz ministro



O fortalecimento da parceria entre a União Europeia e o Mercosul no setor de transportes é uma das metas do Governo Federal para atrair mais investimentos e melhorar a qualidade da malha viária brasileira. O ministro dos Transportes, Renan Filho, recebeu a embaixadora da Espanha no Brasil, María del Mar Fernández-Palacios, para estreitar os laços entre os dois países e reforçar a cooperação internacional.


Durante o encontro, o ministro destacou a malha ferroviária da Espanha como exemplo a ser seguido pelo Brasil no aprimoramento dos transportes sobre trilhos – tanto de cargas quanto de passageiros. Renan Filho também reconheceu o papel de empresas espanholas na gestão de importantes ativos de infraestrutura do país já transferidos à iniciativa privada.


A embaixadora citou como exemplos a administração dos terminais aéreos de Congonhas (SP) e Maceió (AL), geridos por empresas com sede na Espanha, e obras em território nacional que são executadas pela COMSA Corporación, empresa de desenvolvimento de infraestrutura e engenharia industrial que atuou no projeto do BRT em Brasília (DF) e de intervenções na BR-101/AL.


Diálogo ampliado


Desde que assumiu o comando do Ministério dos Transportes, Renan Filho tem dialogado com representantes de governos e entidades de diversos países, a fim de ampliar a cooperação internacional no setor de transportes.


O ministro já se encontrou com embaixadores de importantes parceiros comerciais, incluindo China e os vizinhos Uruguai e Argentina – países latino-americanos com os quais há projetos de infraestrutura rodoviária em andamento –, além de representantes do Banco Mundial.


Fonte: Minfra



Notícias Relacionadas
 Robotização e integração: os desafios das operações modernas

29/05/2026

Robotização e integração: os desafios das operações modernas

Por Marcella Cunha, diretora executiva da ABOLPlanejar o futuro da logística passa pela capacidade de acompanhar as transformações tecnológicas e adaptar as operações (...)

Leia mais
 ABOL reúne especialistas para orientar Operadores Logísticos sobre novas exigências regulatórias

29/05/2026

ABOL reúne especialistas para orientar Operadores Logísticos sobre novas exigências regulatórias

As constantes transformações operacionais e regulatórias do setor reforçam a necessidade dos Operadores Logísticos acompanharem decisões e publicações que impactam toda a cadeia. Para fa (...)

Leia mais
 Na Argentina, infraestrutura e tecnologia entram na pauta de Logística entre países vizinhos

29/05/2026

Na Argentina, infraestrutura e tecnologia entram na pauta de Logística entre países vizinhos

A conexão logística dos países do Mercosul voltou ao centro das discussões estratégicas do setor diante do avanço das estruturas produtivas locais, expansão do e-commerce e expectativa e (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.