17/03/2023

Países do Mercosul e União Europeia são parceiros estratégicos do Brasil no setor de transportes, diz ministro

 Países do Mercosul e União Europeia são parceiros estratégicos do Brasil no setor de transportes, diz ministro



O fortalecimento da parceria entre a União Europeia e o Mercosul no setor de transportes é uma das metas do Governo Federal para atrair mais investimentos e melhorar a qualidade da malha viária brasileira. O ministro dos Transportes, Renan Filho, recebeu a embaixadora da Espanha no Brasil, María del Mar Fernández-Palacios, para estreitar os laços entre os dois países e reforçar a cooperação internacional.


Durante o encontro, o ministro destacou a malha ferroviária da Espanha como exemplo a ser seguido pelo Brasil no aprimoramento dos transportes sobre trilhos – tanto de cargas quanto de passageiros. Renan Filho também reconheceu o papel de empresas espanholas na gestão de importantes ativos de infraestrutura do país já transferidos à iniciativa privada.


A embaixadora citou como exemplos a administração dos terminais aéreos de Congonhas (SP) e Maceió (AL), geridos por empresas com sede na Espanha, e obras em território nacional que são executadas pela COMSA Corporación, empresa de desenvolvimento de infraestrutura e engenharia industrial que atuou no projeto do BRT em Brasília (DF) e de intervenções na BR-101/AL.


Diálogo ampliado


Desde que assumiu o comando do Ministério dos Transportes, Renan Filho tem dialogado com representantes de governos e entidades de diversos países, a fim de ampliar a cooperação internacional no setor de transportes.


O ministro já se encontrou com embaixadores de importantes parceiros comerciais, incluindo China e os vizinhos Uruguai e Argentina – países latino-americanos com os quais há projetos de infraestrutura rodoviária em andamento –, além de representantes do Banco Mundial.


Fonte: Minfra



Notícias Relacionadas
 “Hora de o setor rever a dependência do diesel”, diz diretora da Abol

16/04/2026

“Hora de o setor rever a dependência do diesel”, diz diretora da Abol

A principal tensão que hoje paira no setor de transporte e logística brasileiro deve ser aliviada somente com o fim da guerra dos Estados Unidos e Israel contra o Irã, solução que se mos (...)

Leia mais
 Risco climático ganha espaço na gestão logística, revela ABOL

13/04/2026

Risco climático ganha espaço na gestão logística, revela ABOL

A agenda climática se tornou uma variável direta na gestão logística. O tema foi destaque no primeiro ABOL Day de 2026 da Diretoria ESG da Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (...)

Leia mais
 Luft Logistics apoia projeto da ABTLP em benefício do Lar Nefesh

10/04/2026

Luft Logistics apoia projeto da ABTLP em benefício do Lar Nefesh

A ABTLP (Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos), com o apoio da Luft Logistics e outras empresas associadas, concluiu em março o projeto "Juntos pelo Telh (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.