21/06/2021

Os principais segredos de uma logística reversa eficiente

 Os principais segredos de uma logística reversa eficiente


Por Vinicius Pessin, CEO da Eu Entrego, startup de entregas colaborativas

O ano de 2020 entrou para a história do e-commerce brasileiro. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Neotrust, as vendas cresceram 68% ao longo do ano passado e, por conta disso, a participação desse segmento no varejo nacional praticamente dobrou em 12 meses. O bom desempenho tem uma única explicação: a digitalização acelerada imposta pela pandemia de covid-19 e as medidas de distanciamento social.

Contudo, há dois lados nessa moeda. O crescimento também impulsiona uma das maiores preocupações do varejista na internet: a logística reversa. Recolher pedidos com defeito ou trocados representa um gasto a mais para a empresa e pode causar atritos desnecessários com o consumidor. Felizmente, há alguns segredos que ajudam a realizar essa tarefa sem maiores complicações. Confira:

1 – Crowdshipping\
O primeiro segredo é encontrar alternativas mais eficientes para recolher os produtos na casa dos consumidores e retorná-los ao estoque. Um modelo em alta é justamente o crowdshipping, em que cidadãos comuns utilizando seus próprios veículos atuam como entregadores, levando produtos da empresa ao consumidor – ou vice-versa, como é o caso. O segredo está justamente na facilidade e simplicidade da operação: é possível encontrar entregadores próximos ao cliente e recolher rapidamente o pedido para dar andamento aos demais processos.

2 – Integração de sistemas\
Para que a logística reversa funcione, é necessário que todos os sistemas da empresa estejam integrados e operem de forma conjunta. Tudo começa pelos canais de atendimento com o usuário solicitando a troca ou a devolução do seu pedido. A partir daí começa uma verdadeira corrida contra o tempo: essa informação precisa passar pelo software de gestão, controle financeiro, estoque e logística, entre outros – e tudo em questão de dias ou até em horas porque o consumidor espera um retorno rápido para sua solicitação. Portanto, é essencial que não haja ruídos na comunicação entre os departamentos.

3 – Apoio de logtechs\
Um dos erros mais comuns das empresas que precisam fazer logística reversa é querer executar essa operação de forma solitária. Contar com o apoio de quem tem expertise na área é fundamental para reduzir riscos e conseguir melhorar a eficiência na tarefa. Nesse caso, além de reforçar o departamento logístico, o ideal é buscar o apoio das logtechs, as startups que combinam tecnologia para resolver as principais dores do setor. Essas companhias desenvolvem soluções que executam diferentes tarefas e que podem ser incorporadas na estratégia da organização.

4 – Controle financeiro e de estoque \
Engana-se quem pensa que a logística reversa impacta apenas o setor de entregas da loja. É claro que essa área será a mais afetada, mas a devolução dos pedidos também exige maturidade dos controles financeiro e de estoque da empresa. O primeiro, claro, precisa cuidar do eventual reembolso ao consumidor e os custos adicionais de frete. Já o setor de estoque e armazenamento deve cuidar para que o produto volte a ser contabilizado no sistema e, claro, para que possíveis trocas possam acontecer de forma prática e rápida.

5 – Planos e políticas de ação \
Por fim, ter a melhor tecnologia e soluções logísticas não terá grande utilidade se a empresa não souber como agir quando acionar a logística reversa. A elaboração de um planejamento e de políticas que padronizam ações é altamente necessária para obter sucesso nessa tarefa. Essa tática permite que os profissionais saibam exatamente como agir e como os recursos de tecnologia podem ajudar nesse sentido. Dessa forma, o lojista consegue reduzir os perigos inerentes ao processo e garante a melhor experiência possível a seu consumidor no pós-venda, posicionando-se ao lado dele em todos os momentos.\
\
Fonte: Estadão

Notícias Relacionadas
 Novo sistema de arrecadação da reforma tributária entra em fase de testes em junho

05/05/2025

Novo sistema de arrecadação da reforma tributária entra em fase de testes em junho

A partir de junho, 500 empresas poderão testar o novo sistema de apuração e arrecadação de impostos criado pela reforma tributária . Como mostrou a EXAME, o software para a Contribuição (...)

Leia mais
 Movecta lidera operação de transporte de transformador de 250 toneladas em Pernambuco 

05/05/2025

Movecta lidera operação de transporte de transformador de 250 toneladas em Pernambuco 

A Movecta, uma das maiores empresas de logística integrada do país, está liderando o transporte de um transformador de 250 toneladas em Pernambuco. A operação teve início na madrugada de (...)

Leia mais
 JSL apresenta nova unidade de negócios digital para logística rodoviária

30/04/2025

JSL apresenta nova unidade de negócios digital para logística rodoviária

A empresa de serviços logísticos JSL marcou presença na 29ª edição da Intermodal South America com uma nova adição ao seu ecossistema logístico. Lançando um novo capítulo em sua jornada (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.