20/06/2022

Operadores logísticos criticam alta do diesel e dizem que rentabilidade da Petrobras é exorbitante

 Operadores logísticos criticam alta do diesel e dizem que rentabilidade da Petrobras é exorbitante



A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol), que reúne grandes empresas do setor, criticou o novo reajuste de preços do diesel aplicado pela Petrobras. A entidade afirma que a alta se deu "de forma abrupta e em cenário econômico completamente adverso", e que as seguidas elevações de preço têm desequilibrado a saúde financeira das companhias do setor, para quem o combustível chega a representar cerca de 40% dos custos operacionais.


"Diante desse cenário, o setor corre risco de ser sucateado por não vislumbrar presente e futuro promissores para novos investimentos", afirmou a entidade, em nota pela presidente, Marcella Cunha.


Desde o ano passado as empresas do setor têm sofrido com a forte inflação do diesel e buscado repassar os preços aos clientes finais. Segundo as companhias, os reajustes contratuais, que antes eram anuais, voltaram a ser discutidos mais de uma vez ao ano para dar conta do aumento de preços.


"Diferentemente da Petrobras, que é detentora de um monopólio, as empresas de logística não conseguem repassar os aumentos de preço imediatamente, o que pode levar um ou dois meses para acontecer, e a negociação muitas vezes não ocorre na totalidade do aumento. Com isso, tem-se um efeito cascata de repasses de custos até o consumidor final, que agravará, inevitavelmente, o atual quadro inflacionário do país", afirmou a Abol.


A associação também classificou a rentabilidade da Petrobras como "exorbitante". "Enquanto a Petrobras bate lucros recordes, os operadores logísticos veem a sua margem encolher. A rentabilidade da companhia é exorbitante quando comparada à de empresas de outros países, que optam por menos lucro em prol do desenvolvimento econômico e social de sua nação. O mesmo não notamos aqui", diz a nota.


Fonte: Valor Econômico



Notícias Relacionadas
 CEVA desenvolve logística inversa para baterias elétricas

12/09/2025

CEVA desenvolve logística inversa para baterias elétricas

A CEVA Logistics está a desenvolver um serviço de logística inversa para baterias de veículos elétricos que chegam ao fim do ciclo de vida. A empresa criou uma rede de transporte e de ce (...)

Leia mais
 Andreani Logística aposta em Viana para continuar crescendo

10/09/2025

Andreani Logística aposta em Viana para continuar crescendo

Viana segue se consolidando como o principal polo logístico do Espírito Santo, a chegada da Andreani Logística é uma das provas disso. A multinacional argentina, que há 80 anos oferece s (...)

Leia mais
 Santos Brasil registra aumento na movimentação de contêineres em agosto

10/09/2025

Santos Brasil registra aumento na movimentação de contêineres em agosto

A Santos Brasil movimentou 140,8 mil contêineres em agosto, número 3,5% maior do que o registrado no mesmo mês de 2024, segundo relatório operacional divulgado nesta quarta-feira (3).

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.