26/07/2022

Operadora logística Luft cria joint venture com startup de “fullcommerce” Selia

 Operadora logística Luft cria joint venture com startup de “fullcommerce” Selia



A Luft Solutions, operadora logística voltada ao setor de comércio on-line, e a Selia, startup que presta serviço de logística e plataformas de venda (“fullcommerce”, no jargão do setor), fecharam um acordo para a criação de uma joint venture. A nova empresa vai ser chamada de Selia powered by Luft, disseram Cristiano Baran, CEO da Luft Solutions, e Ângelo Vicente, CEO da Selia, em conversa com o Valor. Os dois vão dividir o comando da joint venture.


"A gente (Luft) não operava no mercado de ‘fullcommerce’. Nosso foca era no ‘fulfillment’ (basicamente cuidar de toda a logística após a conclusão da venda, sem atuar nas plataformas)" disse Baran. A empresa então lançou há dois anos a Agrega, que era uma das concorrentes da Selia no negócio de ‘fullcommerce’.


A joint venture nada mais é do que a junção do portfólio da Selia com o da Agrega. Os dois grupos vão ter 50% cada um na nova empresa. O novo negócio nasce com a capacidade de expedir 7,5 milhões de pedidos por mês, equivalentes a 12 milhões de produtos.


Considerando o negócio já consolidado, a JV deve fechar este ano com uma receita (“take rate”) de R$ 83 milhões. Foram R$ 40 milhões no ano passado.


"Começamos a conversar sobre o negócio há três meses e vimos muita sinergia”, disse Vicente. A Selia tem hoje cerca de 50 clientes nos mais diversos segmentos. Basicamente, a empresa oferece uma tecnologia que para além da administração da logística da entrega, também ajuda os varejistas e empresários nas plataformas de vendas. A tecnologia também conecta os produtos dessas empresas aos “marketplaces” (plataformas que reúnem diversos lojistas).


Já a Luft Solutions foi fundada em 2005 pela Luft Logistics, operadora logística com forte atuação no Agronegócio e Varejo. Com 15 Centros de Distribuição distribuídos em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, a Luft Solutions conta com 330 mil m² de área de armazenagem, 4,5 mil colaboradores.


A principal concorrente da empresa no setor é a Infracommerce, líder e que registrou volume de movimentação (GMV) de R$ 2,8 bilhões no primeiro trimestre deste ano.


Segundo Vicente, a meta é que a Selia powered by Luft registre em agosto do ano que vem um GMV anualizado de R$ 280 milhões. Até agosto de 2024, a aposta é elevar esse número para R$ 1 bilhão. O grupo pretende investir nos próximos 12 meses cerca de R$ 10 milhões em melhorias no sistema.


De acordo com estudo da consultoria Neotrust, o e-commerce brasileiro teve crescimento de 12,6% no primeiro trimestre deste ano, faturamento de R$ 39,6 bilhões, 89,7 milhões de compras online e um incremento de 14% em relação aos primeiros três meses do ano passado. As categorias de maior destaque foram eletrodomésticos, eletrônicos, moda, informática e telefonia.


Fonte: Valor Econômico



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