Roberto Vilela, diretor da RV Ímola
Quais são os fatores que uma empresa de logística deve analisar ao traçar seus prognósticos para um ano que se inicia? Essa pergunta não é simples de ser respondida, pois sabemos que a realidade é fruto de diversas determinações e também existem fatores surpresas.
No último ano, presenciamos um cenário macroeconômico relativamente instável. Um fator que considero relevante é a alta do dólar. O Diesel é um dos maiores custos de uma empresa de transporte e o dólar afeta não apenas o valor do combustível, mas outros recursos indispensáveis para o setor não parar. O preço do Diesel, em algumas regiões do país, chegou a superar o da gasolina.
A guerra da Ucrânia trouxe e traz uma grande preocupação ao mundo com relação ao suprimento de energia fóssil. Entendemos que os grandes produtores (Oriente Médio, Rússia e Venezuela) “puxarão” o valor dos combustíveis um pouco para cima, trazendo, com certeza, consequências ao Brasil. Hoje, a estimativa econômica do mundo é de que a inflação vai subir, isto já está acontecendo na Europa e Estados Unidos trazendo grandes preocupações. A inflação e a alta de preços afetaram a todos, inclusive operadores logísticos.
Trazendo o tema para o Brasil, o mercado de combustíveis é “comoditizado” em bolsa; então, qualquer subida trará reflexos aqui. Lembrando que o país é autossuficiente em produção de petróleo, mas não em combustíveis refinados – esses, ainda temos que importar e importar muito. Com certeza, o ano 2023 será um ano de preocupação nesse quesito.
Acreditamos que os diretores de empresas de operação logística que se atentarem às movimentações macroeconômicas, geopolíticas, políticas de governo e perspectivas de inovações tecnológicas terão um excelente cenário de crescimento em 2023. A preparação da equipe para imprevisibilidades é essencial para o êxito de qualquer negócio.
Em relação ao novo ano e ao novo governo, a RV tem grandes expectativas. O povo brasileiro tem otimismo em seu DNA. Otimismo e alegria é o meu lema. Particularmente, no caso da RV Ímola, continuaremos a crescer, a gerar empregos, a aumentar nossa responsabilidade social e a fazer aquilo que temos mais orgulho: levar saúde a todos os cantos do Brasil.