02/02/2023

O que esperamos para o ano de 2023

 O que esperamos para o ano de 2023



Roberto Vilela, diretor da RV Ímola


Quais são os fatores que uma empresa de logística deve analisar ao traçar seus prognósticos para um ano que se inicia? Essa pergunta não é simples de ser respondida, pois sabemos que a realidade é fruto de diversas determinações e também existem fatores surpresas.


No último ano, presenciamos um cenário macroeconômico relativamente instável. Um fator que considero relevante é a alta do dólar. O Diesel é um dos maiores custos de uma empresa de transporte e o dólar afeta não apenas o valor do combustível, mas outros recursos indispensáveis para o setor não parar. O preço do Diesel, em algumas regiões do país, chegou a superar o da gasolina.


A guerra da Ucrânia trouxe e traz uma grande preocupação ao mundo com relação ao suprimento de energia fóssil. Entendemos que os grandes produtores (Oriente Médio, Rússia e Venezuela) “puxarão” o valor dos combustíveis um pouco para cima, trazendo, com certeza, consequências ao Brasil. Hoje, a estimativa econômica do mundo é de que a inflação vai subir, isto já está acontecendo na Europa e Estados Unidos trazendo grandes preocupações. A inflação e a alta de preços afetaram a todos, inclusive operadores logísticos.


Trazendo o tema para o Brasil, o mercado de combustíveis é “comoditizado” em bolsa; então, qualquer subida trará reflexos aqui. Lembrando que o país é autossuficiente em produção de petróleo, mas não em combustíveis refinados – esses, ainda temos que importar e importar muito. Com certeza, o ano 2023 será um ano de preocupação nesse quesito.


Acreditamos que os diretores de empresas de operação logística que se atentarem às movimentações macroeconômicas, geopolíticas, políticas de governo e perspectivas de inovações tecnológicas terão um excelente cenário de crescimento em 2023. A preparação da equipe para imprevisibilidades é essencial para o êxito de qualquer negócio.


Em relação ao novo ano e ao novo governo, a RV tem grandes expectativas. O povo brasileiro tem otimismo em seu DNA. Otimismo e alegria é o meu lema. Particularmente, no caso da RV Ímola, continuaremos a crescer, a gerar empregos, a aumentar nossa responsabilidade social e a fazer aquilo que temos mais orgulho: levar saúde a todos os cantos do Brasil.



Notícias Relacionadas
 Paridade de gênero na logística exige liderança baseada em competências

19/12/2025

Paridade de gênero na logística exige liderança baseada em competências

A paridade de gênero deixou de ser um ideal abstrato e passou a representar um indicador concreto de competitividade e maturidade empresarial. Em setores estratégicos como a logística, a (...)

Leia mais
 Operadores Logísticos diversificam atuação e ampliam presença em todo o país

19/12/2025

Operadores Logísticos diversificam atuação e ampliam presença em todo o país

Os Operadores Logísticos estão expandindo suas áreas de atuação e, também, ampliando a capilaridade. De acordo com a última edição do Perfil dos Operadores Logísticos, 64% das empresas a (...)

Leia mais
 Descarbonização no centro dos debates

19/12/2025

Descarbonização no centro dos debates

Reduzir a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) e adotar uma agenda ambiental mais consistente têm deixado de ser planos futuros e se tornam parte essencial do planejamento de diversas (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.