04/10/2021

Nuvemshop vai às compras para entrar no mercado de logística para PMEs

 Nuvemshop vai às compras para entrar no mercado de logística para PMEs


Depois de receber um aporte de R$ 2,6 bilhões em agosto, a plataforma de e-commerce Nuvemshop, o mais novo unicórnio da América Latina, foi às compras. A companhia anuncia nesta sexta-feira, 1º, a aquisição de 100% da operação da startup Mandaê, em um esforço para melhorar o serviço de logística oferecido para as mais de 90.000 pequenas e médias empresas que usam seus serviços.

“Com a Mandaê, teremos a capacidade de oferecer um produto super efetivo para o nosso lojista, que procura preços competitivos e prazos de entrega curtos e confiáveis”, diz ao EXAME IN Rodrigo Rivera, diretor de estratégia da Nuvemshop.

Nos últimos meses, a Nuvemshop já estava investindo em um programa piloto de envios, feito em parceria com os Correios, para melhorar a oferta aos lojistas do país. Mas, com a última injeção de capital, a empresa passou a buscar outros players que pudessem ajudá-la a acelerar nessa frente. A Mandaê, que estava conectada ao ecossistema do unicórnio, se destacou por ter um produto desenhado especificamente para atender os pequenos negócios.

Criada em 2014 pelos empreendedores Karim Hardane e Marcelo Fujimoto, a Mandaê conecta lojistas a transportadoras. Com uma rede terceirizada de motoristas, a startup recolhe as encomendas das PMEs clientes em São Paulo e em Minas Gerais e leva os pacotes para transportadoras parceiras, que se encarregam de entregá-los ao consumidor final Brasil afora.

No primeiro semestre de 2021, a startup teve um crescimento de 35% em seu faturamento em relação ao mesmo período de 2020. A empresa aumentou em 14% sua base de clientes, superando dois milhões de encomendas processadas e enviadas para todo o Brasil – volume 30% maior do que o registrado no ano anterior.

“Estamos super animados com essa aquisição. É uma combinação que faz muito sentido, não apenas por causa da importância da logística para o e-commerce, mas porque ambas as empresas têm missões semelhantes de ajudar o comércio eletrônico a prosperar”, diz Marcelo Fujimoto, presidente e cofundador da Mandaê.

Permanecem no negócio os fundadores e a equipe de 200 pessoas da Mandaê, que continuará, pelo menos inicialmente, com sua marca separada e atendendo outros clientes. A Nuvemshop também seguirá oferecendo soluções de outras empresas de logística no seu ecossistema.

“Com a união das duas empresas, fortaleceremos a nossa oferta de serviços, mas continuaremos com o nosso DNA de plataforma aberta, integrando diversas companhias para que os empreendedores escolham a melhor solução que atenda às necessidades de seu negócio”, diz Santiago Sosa, presidente e cofundador da Nuvemshop.



Fonte: Exame

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