"Vamos modernizar a logística nacional, reduzindo custos e contribuindo para o setor produtivo". Essa foi uma das promessas feitas pelo novo ministro dos Transportes, Renan Filho, na manhã desta terça-feira, durante a cerimônia de posse realizada no auditório do prédio que abrigará a pasta na Esplanada dos Ministérios. A ABOL marcou presença mais uma vez, acompanhando as propostas para poder colaborar com os projetos.
Em seu discurso, o ex-governador do Alagoas, também ressaltou a necessidade de recuperação da malha rodoviária, que atualmente gera prejuízos exorbitantes.
"São gastos 1 bilhão de litros de diesel por ano desnecessariamente, devido às atuais condições das rodovias, o que gera um desperdício de R$ 4 bilhões anualmente. No curto prazo, o ministério terá que fazer um esforço tremendo para reparar a malha. Precisaremos retomar todas as obras paradas por falta de recursos. Temos a tarefa de fazer pelo Brasil o que fizemos por Alagoas", disse.
Renan Filho fez questão de enaltecer o trabalho realizado pelo ex-ministro de Infraestrutura, Marcelo Sampaio, que transmitiu o cargo ao seu sucessor. "Ele é a representação de um bom servidor público. Tocarei a agenda do ministério com lealdade integral ao seu trabalho".
O Ministério dos Transportes foi recriado pelo presidente Lula e é fruto da divisão do extinto Ministério da Infraestrutura em dois: Transportes e Portos e Aeroportos.