Nos últimos anos, a tecnologia blockchain vem provando que não se resume apenas às criptomoedas. Ela também pode facilitar os processos do dia a dia de uma série de pessoas e empresas, como na logística de bens de consumo, segundo a DHL.
A empresa, que é uma das líderes mundiais de logística e atua em mais de 220 países, apontou diversas formas em que a tecnologia blockchain pode ajudar a melhorar os processos do setor, desde a gestão de notas fiscais até a rastreabilidade de produtos contaminados.
Segundo Ana Claudia Wierman Terra, supervisora de estratégia do setor de consumo na DHL, a disseminação da tecnologia blockchain se dá um cada vez mais indústrias, e na logística não seria diferente.
A visibilidade e a rastreabilidade do blockchain podem fornecer dados fundamentais para conhecer mais profundamente o mercado, tomar decisões, prestar contas e promover mudanças de estratégia, apontou a executiva, que é mestre em administração de negócios, em um artigo.
produtos foram contaminados e a rastreabilidade dos lotes e chocolates fabricados a partir do lote identificado na rede.
“Os dados podem vir de diversas fontes diferentes, e o próprio sistema não permitiria nenhuma fraude ou adulteração. O blockchain seria um ‘selo’ mostrando que aquela informação é autêntica e verdadeira, sem possibilidade de ter sido modificada ou adulterada para beneficiar outro stakeholder”, afirmou Ana Claudia.
Os dados registrados em blockchain estariam facilmente acessíveis, tanto para funcionários, parceiros, quanto para consumidores. Com a ajuda dos QR Codes, clientes podem acessá-los com facilidade, garantindo a transparência sobre dados de origem dos ingredientes e até mesmo todas as transações realizadas até que o produto chegasse ao seu destino final.
“O blockchain é uma tecnologia que nasceu com intuito de levar um nível de confiança sem igual para a cadeia de suprimentos end-to-end, podendo agir como um pilar de visibilidade dos processos para empresas parceiras e até mesmo os consumidores finais”, concluiu a supervisora de estratégia do setor de consumo da DHL.
Fonte: Exame