01/02/2022

“Não há dinheiro, mas há criatividade", diz ministro sobre projeto de “Não há dinheiro, mas há criatividade", diz ministro sobre projeto de

 “Não há dinheiro, mas há criatividade", diz ministro sobre projeto de “Não há dinheiro, mas há criatividade", diz ministro sobre projeto de


O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse nesta segunda-feira (31) que os estudos de engenharia para construção de uma ferrovia ligando o Rio ao Espírito Santo já estão em andamento. “Não há dinheiro, mas há criatividade para resolver os problemas”, disse Tarcísio em evento de lançamento da pedra fundamental da termelétrica GNA II, no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ).

Tarcísio disse que a GNA representa R$ 5 bilhões de investimentos e vai gerar 10 mil empregos. Segundo o ministro, o investimento em ferrovias era uma exclusividade do Estado, mas afirmou que “mudamos a lei com o apoio do Congresso”.

A criatividade mencionada pelo ministro para fazer os investimentos consiste em utilizar os recursos obtidos com outorgas ferroviárias para viabilizar investimentos no setor. “Assim está surgindo o projeto de engenharia da ferrovia entre o Rio e o Espírito Santo”, afirmou. Segundo ele, os primeiros quilômetros ligando o porto à ferrovia vão fazer “a diferença”. Um dos objetivos é ligar Anchieta (ES), um dos pólos industriais capixabas, ao porto do Açu, afirmou.

Aeroporto Santos Dumont\
O ministro afirmou que o grupo de trabalho constituído para analisar a privatização do aeroporto Santos Dumont, no Rio, decidiu que a unidade será leiloada separadamente, sem outros aeroportos incluídos no mesmo lote.

O Campo de Marte, em São Paulo, e o Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio, serão leiloados juntos, segundo Freitas. Castro participou de entrevista ao vivo do presidente Jair Bolsonaro, veiculada nas redes sociais.

O leilão do Santos Dumont é alvo de um intenso debate no Rio de Janeiro, uma vez que autoridades locais afirmam que a modelagem e o edital do certame criam uma competição com o Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, o Galeão, operado pela concessionária RioGaleão.

O Galeão sofreu mais que o Santos Dumont durante a pandemia e perdeu grande número de passageiros, enquanto o terminal do centro do Rio se mostrou mais resiliente. Para as autoridades fluminenses, a modelagem do leilão do Santos Dumont causará, caso venha a ser implementada, a canibalização de voos do Galeão.

Também presente ao evento, o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), afirmou que a decisão de leiloar o Santos Dumont isoladamente é "muito importante", devido ao sistema multiaeroportos existente na capital fluminense.

"A ideia é que \os aeroportos] se complementem e não disputem \[os passageiros] e a decisão vem ao encontro dessa narrativa", frisou Castro.



Fonte: [Valor Econômico

Notícias Relacionadas
 Integração logística e inovação impulsionarão o setor em 2026

03/03/2026

Integração logística e inovação impulsionarão o setor em 2026

Definir as prioridades estratégicas de trabalho ao longo dos próximos meses, compreender os desafios que estão por vir, fortalecer o associativismo e promover a troca entre aqueles que f (...)

Leia mais
 O comportamento e posicionamento das mulheres são fatores fundamentais para que estas conquistem respeito e credibilidade

03/03/2026

O comportamento e posicionamento das mulheres são fatores fundamentais para que estas conquistem respeito e credibilidade

Pode nos contar um pouco sobre a sua trajetória profissional? Iniciei minha carreira como trainee em um banco de investimento em SP. Depois de 4 anos no (...)

Leia mais
 Sudeste movimenta quase 700 milhões de toneladas em 2025 e amplia protagonismo logístico

03/03/2026

Sudeste movimenta quase 700 milhões de toneladas em 2025 e amplia protagonismo logístico

Os portos públicos e privados da região Sudeste movimentaram 699,8 milhões de toneladas em 2025, um crescimento de 7,52% em relação ao ano anterior, segundo dados da Agência Nacional de (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.