28/09/2021

Multilog recebe certificado de Operador Econômico Autorizado - OEA em Joinville

 Multilog recebe certificado de Operador Econômico Autorizado - OEA em Joinville


A Multilog recebeu mais uma Certificação de Operador Econômico Autorizado - OEA da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil. Desta vez, no Centro Logístico e Industrial Aduaneiro - Joinville, em Santa Catarina, na modalidade OEA - Segurança. A empresa foi reconhecida pela integridade e segurança nas operações, além de atuar em conformidade com os critérios exigidos pelo Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado - OEA.

“O programa OEA é uma parceria entre a empresa privada e a Receita Federal. No caso da Multilog, que é um recinto alfandegado, e, por este motivo, é certificado na categoria "Segurança", nossa certificação é realizada por unidade. Desta forma, quanto mais unidades certificadas, mais vantagens podemos oferecer aos nossos clientes”, explica Juliane Wolff, Gerente de Relações Institucionais e Regulatórios da Multilog.

A empresa já é reconhecida pela Secretaria Especial da Receita Federal em todas as unidades do sudeste do Brasil (Barueri, Santos, Campinas e São Paulo), além de Itajaí, em Santa Catarina, e São José dos Pinhais, no Paraná.

Com a certificação, a Multilog passa a usufruir de benefícios concedidos apenas para empresas OEA, como a autorização de Simplificação de Trânsito Aduaneiro (DTA-s), atrair clientes também certificados para garantia de gerenciamento de risco completo da cadeia, além de trabalhar os processos com gerenciamento de risco e compliance.

“Ser parceiro da Receita Federal do Brasil nos possibilita de usufruir de benefícios que são concedidos apenas para empresas OEA, pois a Receita Federal acompanha nosso processo anualmente, verifica as mudanças de procedimentos, melhorias implementadas, e obtém uma análise de como a empresa OEA trata seus processos e gerencia os riscos da cadeia logística”, destaca Wolff.

Na visão da gerente, ser reconhecido como Operador Econômico Autorizado torna-se um diferencial no mercado, já que a Receita Federal concede essa certificação apenas para empresas que conseguem cumprir os requisitos do programa e garantem a segurança e integridade das suas operações. “Por usufruir dessas vantagens, os processos ficam além de seguros, muito mais ágeis”, complementa a executiva.

O título de OEA é concedido a companhias que seguem padrões rigorosos de segurança e integridade nos processos logísticos, e engloba importadores, exportadores, transportadoras, dentre outras. A adesão ao Programa OEA tem caráter voluntário, mediante certificação que ateste o atendimento dos requisitos e critérios definidos na Instrução Normativa RFB nº 1985/2020.

Desta forma, o Programa OEA reconhece parceiros estratégicos da Receita Federal que, após ter comprovado o cumprimento dos requisitos e critérios do Programa OEA, será certificado como um operador de baixo risco e confiável. Com o certificado, o operador terá todos os benefícios oferecidos pela Aduana Brasileira, relacionados à maior agilidade e previsibilidade de suas cargas nos fluxos do comércio internacional.



Fonte: Portos e Navios

Notícias Relacionadas
 Paridade de gênero na logística exige liderança baseada em competências

19/12/2025

Paridade de gênero na logística exige liderança baseada em competências

A paridade de gênero deixou de ser um ideal abstrato e passou a representar um indicador concreto de competitividade e maturidade empresarial. Em setores estratégicos como a logística, a (...)

Leia mais
 Operadores Logísticos diversificam atuação e ampliam presença em todo o país

19/12/2025

Operadores Logísticos diversificam atuação e ampliam presença em todo o país

Os Operadores Logísticos estão expandindo suas áreas de atuação e, também, ampliando a capilaridade. De acordo com a última edição do Perfil dos Operadores Logísticos, 64% das empresas a (...)

Leia mais
 Descarbonização no centro dos debates

19/12/2025

Descarbonização no centro dos debates

Reduzir a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) e adotar uma agenda ambiental mais consistente têm deixado de ser planos futuros e se tornam parte essencial do planejamento de diversas (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.