10/02/2023

Mulheres habilitadas para dirigir veículos grandes representam menos de 5% do setor

 Mulheres habilitadas para dirigir veículos grandes representam menos de 5% do setor



Em 2022, apenas 3,4% dos condutores habilitados para dirigir caminhões, ônibus e carretas eram mulheres, de acordo com a Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran). Em São Paulo, dos 70.641 motoristas admitidos em 2021, apenas 1,51% eram do gênero feminino, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).


Apesar do setor de transporte rodoviário de cargas (TRC) ter aumentado em 61% as contrações de mulheres em 2022, de acordo com o Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC), órgão de pesquisa parceiro do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP), a maioria dessas mulheres ainda se concentra em áreas administrativas.


Para a presidente do sindicato, o gradual aumento no número de motoristas femininas é um reflexo das práticas de ESG. "A grande maioria das empresas possui vagas de motoristas em aberto e, aliadas às pautas ESG (do inglês governança ambiental, social e corporativa, conjunto de práticas voltadas para o desenvolvimento sustentável), tais oportunidades se tornam cruciais para a sustentabilidade dos negócios e toda equipe de RH está atenta para a diversidade nos processos seletivos", pontua Ana Jarrouge.


Conforme informações do Banco Mundial, a inclusão de mulheres no mercado pode trazer mais arrecadação para um país. Há uma estimativa que um país perca US$ 160 trilhões (R$ 855 trilhões) em impostos por não ter homens e mulheres trabalhando em status de igualdade.


"Falar sobre mulheres não é modismo como muitos pensam. Simplesmente é uma questão social de extrema importância, sobre a qual teremos que falar para que a sociedade, como um todo, perceba que as condições, as oportunidades e o espaço ainda não são igualitários. O esforço e a lembrança são necessários para que tudo isso ocorra. Não queremos ter mais do que os homens: queremos ter as mesmas oportunidades. Queremos ter vez e voz, sempre", finaliza a presidente executiva.


Para incentivar empresas a incluírem mulheres em seus quadros de funcionários foi criado o Projeto de Lei 2.493/22 que propõe uma reserva de 5% às mulheres em vagas de trabalho como motorista profissional. O PL já foi aprovado e aguarda a designação de relator na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.


Fonte: Tecnologística



Notícias Relacionadas
 Sistema Transporte apresenta iniciativa pela descarbonização do setor ao ministro de Portos e Aeroportos

22/04/2025

Sistema Transporte apresenta iniciativa pela descarbonização do setor ao ministro de Portos e Aeroportos

O Sistema Transporte realizou, nesta semana, uma audiência com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, na sede do Ministério, para apresentar oficialmente a Coalizão do Tr (...)

Leia mais
 Luciana Lacerda é a nova diretora de Operações da ID Logistics Brasil

22/04/2025

Luciana Lacerda é a nova diretora de Operações da ID Logistics Brasil

A ID Logistics Brasil, multinacional com presença em 18 países, anunciou Luciana Lacerda como nova diretora de Operações. Com 25 anos de atuação no setor logístico, a executiva será resp (...)

Leia mais
 JSL transporta 1,8 milhão de caixas de chocolates na Páscoa e amplia operação logística

17/04/2025

JSL transporta 1,8 milhão de caixas de chocolates na Páscoa e amplia operação logística

A JSL registrou um aumento de quase 30% no volume transportado de chocolates e ovos de Páscoa em 2025, em comparação com o ano anterior. Ao todo, foram movimentadas mais de 1,8 milhão de (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.