23/10/2024

Movecta utiliza Inteligência Artificial para zerar acidentes com caminhões

 Movecta utiliza Inteligência Artificial para zerar acidentes com caminhões



A Movecta revelou estar utilizando Inteligência Artificial e outras tecnologias embarcadas na cabine dos motoristas para zerar os acidentes com caminhões. A iniciativa é parte de um projeto experimental implementado na unidade de Lages (SC) com o objetivo de minimizar e eliminar as ocorrências no trânsito.


Em comunicado, a companhia explicou que as câmeras ajudam a observar e monitorar o comportamento dos motoristas dentro da cabine. O sistema de telemetria e IA capturam os comportamentos inadequados (falta do cinto de segurança, se alimentar, fumar ou usar o celular enquanto dirige), grava alguns segundos, avisa o motorista e dispara a informação para uma central.


“A área de Segurança da Movecta recebe a informação e busca reeducar o time de motoristas, oferecer treinamentos e orientações”, descreveu o gerente de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da companhia, Rogério Fernandes Costa.


Desde que a iniciativa foi adotada, no início deste ano, a companhia pôde perceber uma redução nos indicadores de segurança no trânsito. Em janeiro, quando o projeto iniciou, foram registrados 0,12 comportamentos inadequados por viagens. Em agosto esses mesmos indicadores ficaram em 0,06 por viagem, apontando para uma redução de 50%.


“Esse programa é importantíssimo para reduzir ao máximo o risco de acidentes. Ele ajuda a preservar a vida do condutor e de terceiros, diminuir os prejuízos financeiros com acidentes e com a carga, que não chega ao destino, impactando toda uma cadeia produtiva”, ressaltou Costa. “Além de cuidar da segurança do condutor, impacta na conformidade e gestão da frota, padronização de processos e gerenciamento em tempo real.”


Segundo a Movecta, a ideia é expandir esse programa para as demais unidades ao longo dos próximos meses.


Fonte: Mundo Logística



Notícias Relacionadas
 Migração do processo de importação para a DUIMP requer cuidado com o registro antecipado, alerta a Multilog

20/01/2026

Migração do processo de importação para a DUIMP requer cuidado com o registro antecipado, alerta a Multilog

A implantação da DUIMP (Declaração Única de Importação) está ocorrendo de forma gradual, com fases de obrigatoriedade por modal de transporte e com fundamento legal. Começou em novembro (...)

Leia mais
 DHL Supply Chain compra 75 caminhões da Mercedes-Benz no Brasil

20/01/2026

DHL Supply Chain compra 75 caminhões da Mercedes-Benz no Brasil

A DHL Supply Chain, empresa do DHL Group e líder em armazenagem e distribuição, ampliou e renovou sua frota própria no Brasil com a aquisição de 75 caminhões Mercedes-Benz. A operação co (...)

Leia mais
 Porto de Santos movimenta 186,4 milhões de toneladas em 2025 e avança para ampliar sua capacidade

19/01/2026

Porto de Santos movimenta 186,4 milhões de toneladas em 2025 e avança para ampliar sua capacidade

O Porto de Santos encerrou 2025 com um novo recorde histórico de movimentação de cargas, alcançando 186,4 milhões de toneladas, consolidando-se como o principal hub logístico do país e u (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.