05/05/2025

Movecta lidera operação de transporte de transformador de 250 toneladas em Pernambuco 

 Movecta lidera operação de transporte de transformador de 250 toneladas em Pernambuco 



A Movecta, uma das maiores empresas de logística integrada do país, está liderando o transporte de um transformador de 250 toneladas em Pernambuco. A operação teve início na madrugada desta terça-feira (29/4), partindo da unidade da companhia no porto de Suape, em Pernambuco, com destino ao complexo eólico Serra da Palmeira, localizado na Paraíba.  A movimentação do megaequipamento deve durar em torno de 20 dias, em um percurso de cerca de 500 quilômetros. 


O transformador, fabricado na China e importado por navio de carga geral, será utilizado para elevar a tensão da energia gerada pelos aerogeradores, ajustando a voltagem para 500 mil volts, compatível com o Sistema Interligado Nacional (SIN). Esse processo é fundamental para minimizar perdas elétricas e garantir eficiência na distribuição de energia.


O transporte de um transformador especial como este envolve uma logística complexa e planejamento detalhado. “Atuamos como parceiros estratégicos em projetos que exigem inteligência logística, capacidade técnica e controle operacional rigoroso. Cada etapa da operação é cuidadosamente desenhada para garantir segurança, cumprimento de prazos e preservação da infraestrutura viária. Temos grande experiência nesse tipo de projeto, conduzindo o transporte de cargas oversize ao longo de mais de 15 anos”, destaca Roberto Teller, diretor de Operações da Movecta.


A movimentação dessa carga superdimensionada será realizada por um conjunto veicular de 113 metros de comprimento. A operação atende aos parâmetros do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e mobiliza agentes de segurança, como escoltas da Polícia Rodoviária Federal, batedores e uma equipe técnica altamente capacitada.


A complexidade do projeto exigiu uma solução integrada desenvolvida sob medida, incluindo Estudo de Viabilidade Geométrica (EVG), estudo de manobras nos pontos críticos da rota e autorizações dos órgãos estaduais e federais de trânsito. 


Segundo Tiago Macário, líder da Movecta na região Nordeste, a iniciativa reforça o posicionamento da companhia em atender demandas de alta complexidade com soluções logísticas de ponta. “Estamos preparados para liderar projetos que envolvem cargas oversize, com estrutura completa de recepção, armazenagem e expedição. A execução desse transporte é mais do que uma entrega, é um exemplo de sucesso de aplicação técnica que gera valor para nossos clientes e para todo o setor.”


Com operações em diferentes regiões do país, a Movecta vem ampliando sua atuação no segmento de energia, infraestrutura e equipamentos de grandes proporções, apoiando projetos especiais que demandem engenharia logística avançada. “A procura por soluções personalizadas e tecnicamente robustas tem aumentado. Nosso foco é responder a essa demanda com excelência, segurança e eficiência operacional”, completa Macário.


*Raio-x da operação:*


Informações técnicas do transformador


•Peso: 249,14 toneladas


•Comprimento: 11,24 metros


•Altura: 4,59 metros


•Largura: 4,20 metros


Transporte terrestre:


•Dimensões do veículo: 113 metros de comprimento e 7 metros de largura 


•Quantidade de eixos: 44 eixos com 8 pneus cada, além de 10 eixos adicionais dos cavalos mecânicos, totalizando 54 eixos para distribuir 600 toneladas


Equipe envolvida na operação:


•PRF: 12 viaturas e 8 motocicletas


•Transportadora: 22 profissionais


•Batedores: 4 veículos



Notícias Relacionadas
 Pesquisa ABOL: 9 em cada 10 operadores logísticos fazem carga lotação (FTL)

30/10/2025

Pesquisa ABOL: 9 em cada 10 operadores logísticos fazem carga lotação (FTL)

A carga lotação (FTL) é a atividade mais realizada entre os operadores logísticos (OLs) no Brasil, executada por 92% das empresas do setor — o que corresponde a nove em cada dez operador (...)

Leia mais
 Operadores Logísticos ampliam portfólio e diversificam serviços em 2024

30/10/2025

Operadores Logísticos ampliam portfólio e diversificam serviços em 2024

O setor de Operadores Logísticos no Brasil vem ampliando seu alcance e variedade de serviços. Segundo a edição mais recente do estudo “Perfil dos Operadores Logísticos”

Leia mais
 64% dos Operadores Logísticos ampliaram o portfólio de serviços no último ano

30/10/2025

64% dos Operadores Logísticos ampliaram o portfólio de serviços no último ano

O trabalho dos Operadores Logísticos no Brasil vai muito além do transporte e da armazenagem. O setor se consolida como uma rede integrada de soluções que abrange desde a distribuição ur (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.