O ministro dos Transportes, Renan Filho, foi o grande homenageado da Ordem do Mérito do Transporte Brasileiro – Medalha JK, concedida pela CNT (Confederação Nacional do Transporte). A entrega foi feita nessa quarta-feira (12), na sede do Sistema Transporte, em Brasília (DF).
O titular da pasta recebeu a comenda no grau Grã-Cruz, a mais elevada da Ordem. Como ministro dos Transportes, Renan Filho tem liderado transformações significativas no setor, incluindo o maior ciclo de leilões rodoviários da história brasileira, com nove concessões em um ano. Seu trabalho destaca-se pela inovação e pelo alinhamento do transporte e da infraestrutura às demandas atuais e à responsabilidade ambiental.
O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, ressaltou em seu discurso a honra de conceder a Medalha JK, em sua mais alta categoria, ao ministro dos Transportes, Renan Filho. Segundo ele, o empenho do ministro tem sido fundamental para o avanço da infraestrutura no Brasil. “A CNT reconhece e valoriza uma gestão comprometida e eficiente, que mantém um diálogo aberto com o setor, fortalece o transporte e impulsiona o desenvolvimento econômico do país. Sob sua liderança, o setor recebeu investimentos estratégicos, avançou em inovação e tecnologia e acelerou obras essenciais por meio de parcerias público-privadas”, destacou.
Vander Costa também homenageou os agraciados desta edição da Medalha JK, destacando a relevância de suas contribuições para o setor. “O trabalho de cada um de vocês reafirma uma grande verdade: o transporte é um pilar fundamental para o progresso do nosso país. É ele que impulsiona o desenvolvimento e move o Brasil”, ressaltou.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, discursou em nome de todos os homenageados da noite e ressaltou a relevância da honraria concedida pela CNT. “Receber a Medalha JK é uma grande responsabilidade. Essa homenagem reforça meu compromisso de continuar aplicando os recursos públicos com eficiência, atraindo investimentos privados e garantindo uma infraestrutura de transporte cada vez mais moderna e estruturada. Nosso objetivo é impulsionar o desenvolvimento do Brasil por meio de um setor forte e dinâmico. Muito obrigado, CNT, por esse reconhecimento”, declarou.
Agraciado com a comenda na categoria Grande Oficial, o ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho) Douglas Rodrigues destacou o legado de Juscelino Kubitschek e a importância do setor de transporte. "Receber a Ordem do Mérito Juscelino Kubitschek é uma grande honra, pois se trata de uma homenagem a um dos maiores estadistas do Brasil. Esse reconhecimento está ligado ao trabalho que temos realizado na construção de um novo marco legal para o setor portuário, um marco que atenda às demandas atuais e prepare o país para os desafios do futuro. Saio daqui ainda mais motivado para seguir nessa missão", afirmou.
Outras 12 personalidades que se destacaram pela prestação de serviços relevantes ao setor de transporte também foram agraciadas, nas modalidades Grande Oficial e Oficial. Uma delas foi o ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho), Douglas Alencar Rodrigues, agraciado na categoria Grande Oficial. “Sua atuação é fundamental para o setor, trazendo um olhar técnico, cuidadoso e atento às necessidades do transporte”, enfatizou o presidente do Sistema Transporte.