24/02/2023

Mercado de condomínios logísticos registra aumento de 16% no preço médio

 Mercado de condomínios logísticos registra aumento de 16% no preço médio



O preço médio de condomínios logísticos de alto padrão teve um aumento de 16,31% no preço médio, de acordo com a pesquisa First Look, realizada pela JLL. A justificativa para o crescimento foi o elevado número de negócios realizados. Foram 4,2 milhões de m² de absorção bruta e 2,8 milhões de m² de absorção líquida.


O levantamento ainda apontou que foram entregues 3,1 milhões de m² de novo estoque em todo o Brasil, sem impacto na vacância, que permaneceu estável em 11,09% em relação a 2021. Os preços médios acompanharam o mercado e fecharam em 2022 em R$ 24,29/m².


Para André Romano, gerente de Industrial, Logística e Data Center da JLL, o crescimento do e-commerce e dos serviços digitais são alguns dos motivos que contribuíram para esse cenário. "As políticas de incentivo realizadas por algumas regiões ou estados, como é o caso de Minas Gerais, também foram fundamentais para fomentar o mercado", analisa.


Também fora do eixo Rio-São Paulo, o Espírito Santo e Santa Catarina se destacaram no cenário. No quarto trimestre de 2022, esses estados registraram absorção líquida de 83 e 85 mil m² respectivamente, ficando atrás apenas de SP. A FedEx foi responsável pela locação de mais de 46 mil m² no estado capixaba e o Mercado Livre ocupou 39 mil m² no estado sulista.


Expectativa para 2023


Para este ano, a previsão é que mais 3,3 milhões de m² sejam injetados no mercado de condomínios logísticos de alto padrão. Com isso, a taxa de vacância deve subir até 2 p.p.. "A maior parte das companhias, sejam empresas de serviços digitais ou indústrias, já conseguiu entender a demanda ideal de galpões para atender às suas necessidades logísticas. Neste ano, devemos ver movimentações mais estratégicas", revela Romano.


Fonte: Tecnologística



Notícias Relacionadas
 Reconhecimento: Coopercarga recebe troféu de fornecedor ouro

19/04/2024

Reconhecimento: Coopercarga recebe troféu de fornecedor ouro

A Coopercarga esteve por mais um ano na cerimônia de premiação do Grupo Boticário. O PADP – Programa de Avaliação E Desenvolvimento De Parceiros - ocorreu nesta segunda-feira (08), em Cu (...)

Leia mais
 Santos Brasil abre 25 vagas para nova turma do Formare

16/04/2024

Santos Brasil abre 25 vagas para nova turma do Formare

A Santos Brasil está com inscrições abertas para o processo seletivo da 17ª turma do Formare, programa de educação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social realizad (...)

Leia mais
 Transporte de cargas tem queda com safra menor, diz IBGE

15/04/2024

Transporte de cargas tem queda com safra menor, diz IBGE

O volume de serviços de transportes prestados no país caiu 0,9% em fevereiro, ante março, pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.