01/08/2022

Mercado de condomínios logísticos entregou mais de 1 milhão de metros quadrados no 2º tri

 Mercado de condomínios logísticos entregou mais de 1 milhão de metros quadrados no 2º tri



Ainda que o crescimento do ecommerce dê sinais de arrefecimento com o fim das restrições da pandemia e a condições econômicas estejam instáveis, o mercado de condomínios logísticos segue aquecido.


No segundo trimestre de 2022, o segmento registrou um grande crescimento de estoque, com 855 mil metros quadrados entregues em 12 novos complexos e sete expansões, segundo a consultoria imobiliária SiiLA.


Toda essa nova metragem colocada no mercado poderia sinalizar aumento repentino de espaço ocioso, o que seria um problema para o setor. Desde o fim do ano passado, consultores apontam para uma estabilização dos negócios no setor logístico, encerrando o ciclo de euforia iniciado em 2020 com o início da pandemia.


Poderia ser um problema, mas não foi. Segundo os dados da SiiLA, pelo menos 70% dessa nova metragem entregue já estava pré-locada quando os condomínios abriram as portas.


Somente a gigante Amazon, que trabalha no Brasil exclusivamente com ecommerce, passou a ocupar 217,7 mil metros quadrados. A empresa locou galpão no Log Fortaleza II, no Log Recife, em Cabo de Santo Agostinho (PE), e no GLP Cajamar IV.


O monitoramento da empresa indica que 2,1 milhões de metros quadrados em condomínios logísticos sejam colocados à disposição do mercado até o fim de dezembro. Quase metade desse volume já ficou pronto no primeiro semestre.


Para a consultoria JLL, o novo estoque poderá chegar a 2,4 milhões de metros quadrados. Hoje, o estoque total nesse segmento é de 25,8 milhões de metros quadrados. A taxa de vacância, que define o percentual de espaços disponíveis para locação, está em 9,34% na média nacional, segunda a JLL.


Em algumas regiões, porém, pode chegar a quase zero. Em Minas Gerais, ficou em 0,8% no segundo trimestre, diz a JLL.


Fonte: Folha de SP



Notícias Relacionadas
 Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

15/07/2025

Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) acionou a Justiça recentemente pedindo a suspensão de um decreto do presidente Lula, de 2024, que dá “preferência” à contratação d (...)

Leia mais
 Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

14/07/2025

Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

O mercado brasileiro de frete e logística projeta alta significativa nos próximos anos. Segundo dados da Cobli, o setor deve passar de US$ 104,79 bilhões em 2024 para US$ 129,34 bilhões (...)

Leia mais
 Operadores recorrem à Justiça contra preferência aos Correios

14/07/2025

Operadores recorrem à Justiça contra preferência aos Correios

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) entrou na Justiça contra uma regra federal que favorece os Correios nas contratações públicas. A ação, protocolada no fim de junho (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.