A Loggi divulgou a primeira edição do “Mapa da Logística”, levantamento que reúne dados e tendências do mercado logístico brasileiro no primeiro trimestre de 2025. O estudo, baseado no envio de mais de 18 milhões de pacotes por 20 mil empresas em todo o território nacional, mostra que, em média, a cada 7 segundos um novo pedido foi enviado para entrega no país.
A análise aponta que 55% do volume total de entregas foi realizado em até três dias, reforçando o aumento da eficiência nas cadeias de transporte nacionais. Os dados indicam ainda que o eixo Sul-Sudeste concentrou os maiores volumes de envio e recebimento de pacotes, enquanto a região Nordeste, especialmente Bahia, Ceará e Pernambuco, também apresentou presença significativa.
Entre os estados com maior crescimento no envio de pacotes, destacam-se Santa Catarina (279%), Espírito Santo (248%), Rio Grande do Sul (150%), Minas Gerais (137%) e Goiás (118%).
EXPANSÃO DAS PMEs
O levantamento destaca a expansão das pequenas e médias empresas (PMEs) no comércio eletrônico. O número de PMEs realizando envios nacionais cresceu 134% em comparação ao primeiro trimestre de 2024. Segundo o estudo, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Goiás, Pernambuco e Ceará lideram em volume de envios realizados por esse segmento.
Durante a Semana do Consumidor, realizada entre 10 e 16 de março, o crescimento no número de envios feitos por PMEs foi de 154% em relação ao mesmo período de 2024, enquanto grandes marcas registraram aumento de 49%.
CATEGORIAS DE PRODUTOS EM ALTA
Os dados do “Mapa da Logística” também revelam mudanças nos hábitos de consumo. As categorias de vestuário e moda, além de cosméticos e perfumaria, lideraram os volumes de envio em todas as regiões do país no período analisado.
Outros setores também apresentaram crescimento expressivo: óticas (+319%), eletrônicos e informática (+196%), artigos esportivos (+180%), joias e bijuterias (+154%) e livrarias (+106%).
As regiões apresentaram variações de preferência de consumo. No Norte, calçados e eletrônicos foram os destaques; no Nordeste, serviços financeiros e eletrônicos; no Centro-Oeste, eletrônicos e jogos; no Sudeste, serviços financeiros e alimentos; e no Sul, calçados e livros.
ALCANCE NACIONAL E CONECTIVIDADE
O levantamento identificou que mais de 5 mil municípios foram atendidos com entregas no primeiro trimestre, cobrindo as cinco regiões brasileiras. A Loggi reporta que o volume observado neste período confirma a tendência de interiorização do comércio eletrônico e o fortalecimento das operações logísticas para além dos grandes centros urbanos.
Além de mapear a movimentação nacional, o estudo da Loggi buscou apresentar dados regionais que possam apoiar empresas no planejamento de suas operações e expansão de mercado.
Fonte: Mundo Logística