04/03/2021

Magazine Luiza compra Vip Commerce, plataforma de e-commerce para supermercados

 Magazine Luiza compra Vip Commerce, plataforma de e-commerce para supermercados


O Magazine Luiza acaba de anunciar a aquisição da Vip Commerce, plataforma de e-commerce com foco no varejo de alimentos. A ferramenta cria lojas digitais para supermercados e oferece ainda tecnologia de gestão de estoques. Ao todo, a empresa oferece tecnologia para mais de 100 redes de supermercados, com 400 lojas localizadas em 18 Estados do País. O valor da transação não foi divulgado.

Com a aquisição, o Magalu coloca todas essas parcerias dentro de sua carteira. O plano agora é trazê-los também para dentro do aplicativo do Magazine Luiza, além de oferecer nos aplicativos de cada supermercado os serviços de antecipação de recebíveis e logística da companhia. Esse é o primeiro passo significativo do Magazine Luiza na direção da venda de alimentos frescos, como produtos de hortifruti.

“Quando alguém faz compras de mercado, com cesta grande de produtos, a experiência é melhor quando se faz essa compra dentro de uma loja específica perto da casa do cliente”, diz o diretor executivo de e-commerce do Magazine Luiza, Eduardo Galanternick. Ele conta que, hoje, para fazer essa compra completa no aplicativo da companhia, o cliente acaba selecionando determinados produtos de estoque próprio do Magalu e outros de lojas do marketplace, prejudicando a experiência, já que são necessárias várias entregas, até em dias diferentes para finalizar a compra.

Quanto ao desafio de rentabilidade nesse segmento, o executivo diz que o segredo está, mais uma vez, em fazer os produtos viajarem menos. “A grande chave da rentabilidade de supermercado é reduzir o preço de entrega”, diz. Ele explica que, assim como em outros segmentos, o Magalu se utiliza da capilaridade das lojas físicas para gerar custos menores de entrega, a iniciativa de trazer a VipCommerce vem no sentido de fazer os alimentos perecíveis saírem do parceiro mais próximo do endereço de entrega. “Se eu mando um produto de um centro de distribuição para o cliente, a entrega sai o preço do produto. O cliente não vai pagar por isso”, diz.

Para Galanternick, as iniciativas do GPA e do Carrefour no e-commerce alimentar não são um problema para os planos do Magazine Luiza de avançar nessa frente: “De uma forma geral, esse ambiente (de competição) é o que a gente sempre teve em todas as categorias que a gente trabalha. Categorias que tinham especialistas regionais, generalistas nacionais e a gente sempre conseguiu navegar por eles”, diz.

Vale lembrar que, recentemente, o GPA anunciou que vai passar a se conectar a aplicativos de entrega e outros marketplaces, além de abrir sua própria plataforma de entregas para concorrentes. A parceria com o Rappi já estava fechada e o Mercado Livre também foi citado como futuro parceiro na teleconferência com investidores.

Atualmente, a categoria de mercado representa mais de 40% de todos os itens vendidos no e-commerce do Magalu. No momento, a companhia tem centenas de lojas fechadas em razão de restrições instituídas pela pandemia de covid-19. “A gente tem modelo resiliente pela combinação online e lojas físicas, mas não deixa de ser algo muito difícil para todos nós”, diz Galanternick.

Em fato relevante sobre a operação, a empresa destaca que a aquisição representa mais um importante passo na estratégia da companhia de digitalização do varejo brasileiro. "Com a VipCommerce, o Magalu poderá oferecer sua tecnologia a milhares de supermercados, bem como outros serviços como o Magalu Pagamentos e o Magalu Entregas, avançando ainda mais no caminho de se tornar o sistema operacional para o varejo brasileiro", diz.

Em 2020, o Magalu realizou 11 aquisições estratégicas. Foram compradas, entre outras, a Estante Virtual, de venda de livros novos e usados, a startup de delivery de alimentos AiQFome, a Hubsales, que conecta fabricantes ao consumidor final, a Stoq, de tecnologia para PDV, a plataforma de mídia da In Loco, o site de conteúdo de tecnologia Canaltech, a escola de marketing Digital ComSchool e a fintech Hub.

Notícias Relacionadas
 Multilog anuncia inauguração do Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu para dezembro de 2026

16/01/2026

Multilog anuncia inauguração do Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu para dezembro de 2026

A Multilog anunciou que o Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu será inaugurado em 10 de dezembro de 2026. A previsão foi confirmada durante visita às obras realizada nesta terça-feira (13) p (...)

Leia mais

13/01/2026

A DHL Global Forwarding e o grupo CMA CGM firmaram uma parceria para ampliar o uso de biocombustíveis no transporte marítimo de contêineres, como parte das estratégias das duas companhia (...)

Leia mais
 Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

12/01/2026

Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

A JSL abriu inscrições para a 17ª edição do Programa Mulheres na Direção, iniciativa voltada à capacitação e inserção de mulheres no setor de transporte rodoviário e logística. Nesta edi (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.