A depressão é considerada o “mal do século” pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, transtornos psicológicos são responsáveis por 38% de todas as licenças concedidas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), segundo o Panorama da Saúde Mental das Organizações Brasileiras de 2023.
Para reduzir esse índice, startups de saúde estão desenvolvendo aplicativos para detectar precocemente possíveis casos de doenças psicológicas e apoiar virtualmente pacientes que estão em tratamento com especialistas.
A Luft Healthcare, vertical de saúde do grupo logístico Luft, desenvolveu em 2020 – durante a pandemia da Covid-19 – a plataforma Luft+Saúde para monitoramento da saúde dos funcionários, em parceria com a startup HSPW.
O aplicativo surgiu inicialmente para acompanhar se os funcionários da empresa estavam com algum sintoma da Covid-19, mas com o fim da pandemia, a plataforma se transformou em uma solução para cuidados da saúde mental, física e financeira dos 1 mil profissionais da Luft Healthcare – a maioria deles motoristas na faixa etária dos 40 a 50 anos.
O programa funciona da seguinte maneira: o funcionário escolhe um dos temas sobre bem-estar (ansiedade, depressão, finanças e nutrição) na plataforma e responde um questionário sobre seu atual estado de saúde. Ele tem a opção preencher as informações de forma 100% anônima -- inclusive omitindo o setor no qual trabalha -- ou de se identificar.
Segundo a empresa, o mais importante é saber o que está acontecendo com a equipe para que medidas possam ser tomadas. “Também trabalhamos com gamificação para conceder pontos quando o usuário informa que fez exercício físico e terapia, por exemplo”, diz Angélica Nogueira, diretora de serviços da Luft Healthcare.
Para manter o sigilo e o distanciamento na análise dos dados, a plataforma conta com um sistema de inteligência artificial para gerar relatórios para a equipe de recursos humanos.
Com indicadores sobre possíveis transtornos psicológicos ou problemas de saúde física ou financeira dos funcionários, calculados a partir das respostas dos questionários, o sistema indica quem pode estar precisando de ajuda e encaminha esses profissionais para a HSPW, que conta com especialistas e oferece tratamento virtual por aplicativo. O contato com os profissionais foi terceirizado para os funcionários se sentirem mais à vontade na hora de relatar seus problemas e denunciar algum colega ou líder.
“Lembro de dois casos marcantes na minha carreira: uma profissional que sofria violência doméstica e pediu acompanhamento psicológico e outra que foi abusada na infância e pediu para trocar de horário porque o colega lembrava o abusador. Não podemos mudar a história delas, mas podemos fazer com que elas se sintam mais confortáveis”, afirma Angélica.
De acordo com a Luft, pelo menos 30% dos colaboradores são atendidos mensalmente por profissionais da startup HSPW, incluindo nutricionistas e psicólogos.
De janeiro a dezembro do ano passado, a Luft Healthcare registrou uma redução de 27% na incidência de quadros de ansiedade, 25% de diminuição nos casos de depressão e 38% de queda na ocorrência de solidão, baixos níveis de autoestima e estresse, segundo relatos dos funcionários em questionários respondidos após o atendimento com profissionais da HSPW.
Com os resultados positivos, o sistema tem ganhado mais adeptos. A adesão à plataforma atualmente chega a 80% dos funcionários. Na época da pandemia, esse índice ficava próximo a 50%.
“Com a análise de dados, podemos identificar se o problema faz parte de um departamento, de uma filial ou de uma região [caso os funcionários tenham optado por relevar essa informação]. Se eu detecto a prevalência de ansiedade em uma equipe no nosso centro de distribuição de Goiânia, por exemplo, eu posso tomar as ações necessárias”, diz Angélica.
Fonte: Época Negócios