O grupo alemão de frete e logística Deutsche Post DHL reportou lucro líquido de 1,4 bilhão de euros no primeiro trimestre de 2022, alta de 16,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. A receita aumentou 19,8%, para 22,6 bilhões de euros. A empresa reafirmou suas previsões para este ano.
O lucro antes de juros e impostos aumentou 15,8%, para 2,2 bilhões de euros, acima da expectativa do grupo de 1,93 bilhão de euros, de acordo com estimativas de consenso fornecidas pela Deutsche Post DHL.
A divisão DHL Global Forwarding, especialista em transporte aéreo, marítimo e rodoviário, foi o principal motor de crescimento no trimestre. O lucro operacional do setor quase triplicou, de 216 milhões de euros no primeiro trimestre de 2021 para 601 milhões de euros, graças a um desempenho excepcionalmente positivo no negócio de frete aéreo e marítimo, se beneficiando de um sólido desenvolvimento no comércio global, diz a empresa.
O grupo afirmou ter equilibrado com sucesso os preços mais altos da energia e os custos de transporte. Com 9,6%, a margem de lucro operacional ficou em um nível comparável ao do mesmo período do ano anterior, de 10,1%, diz a empresa.
“O primeiro trimestre viu a normalização esperada no comércio eletrônico. No entanto, conseguimos compensar esse desenvolvimento com fortes resultados em nossas atividades de logística global”, de acordo com o diretor-presidente da DHL, Frank Appel.
Com relação às consequências da guerra na Ucrânia, Frank Appel acrescentou: “Após a eclosão da guerra, o comércio global até agora provou ser resiliente, mas estamos monitorando de perto os crescentes desafios ao desenvolvimento econômico global”.
A Deutsche Post DHL confirmou sua projeção para 2022, que inclui lucro operacional de 8 bilhões de euros. A empresa também reiterou suas metas de médio prazo, e para 2024 continua a prever um aumento do lucro operacional para cerca de 8,5 bilhões de euros.
Fonte: Valor Econômico