19/05/2023

Logística: O ‘calcanhar de Aquiles’ do Brasil que eleva gastos do consumidor em 40%

 Logística: O ‘calcanhar de Aquiles’ do Brasil que eleva gastos do consumidor em 40%



O Brasil conta com diversos problemas de ordem logística, com adversidades impostas pela infraestrutura de rodovias, portos, ferrovias e hidrovias.


São inúmeros os relatos de produtores do agronegócio que registraram perdas na produção em função de contratempos ocasionados por questões estruturais.


De acordo com João Ferreira Netto, coordenador do Centro de Inovação em Logística e Infraestrutura Portuária da Universidade de São Paulo (CILIP/USP), o principal problema estrutural da matriz de transporte do país passa por seu desbalanço, com cerca de 60% do escoamento das cargas por rodovias.


“Essa é uma realidade que não mudou nos últimos 50 anos, não houve incentivo para modais como ferrovias e hidrovias, que contam com uma maior economia de escala. Com isso, você concentra muitas mercadorias em rodovias, sendo que a própria infraestrutura não é das melhores, principalmente para o agronegócio”, avalia.


Custos elevados e impacto no consumidor


Netto, que enxerga a logística como o “calcanhar de Aquiles” do Brasil, ressalta que os problemas de transportes resultam em custos até 40% mais altos no bolso do consumidor final brasileiro e destaca que, apesar das semelhanças geográficas com os Estados Unidos, o país apresenta problemas em seus alicerces.


“Por incrível que pareça, o Brasil conta com sistemas de produção agrícola mais eficientes e com tecnologia superior, na comparação com os centros produtores norte-americanos. No entanto, nós perdemos competitividade em grãos, por exemplo, justamente por custos logísticos”, explica.


“O custo logístico no Brasil é cerca de oito a nove vezes maior do que nos Estados Unidos, assim, apesar da nossa maior sustentabilidade e produtividade, nossos problemas estruturais afetam a competitividade brasileira“.


Diferenças logísticas


O professor da Universidade de São Paulo destaca a operação logística do país através de hidrovias e rodovias, que fornecem toda infraestrutura necessária para o escoamento de grandes volumes.


“A hidrovia do Mississipi opera com todas as suas eclusas, e isso faz com que os grãos estadunidenses ganhem competitividade. Assim, com um sistema, um comboio de barcaças com capacidade entre 18 mil e 20 mil grãos, você consegue transportar o mesmo do que 500 a 100 caminhões”, pondera.


Por outro lado, no Brasil, de acordo com levantamento da Esalq/USP, todo o custo logístico no Brasil, somando gastos rodoviários e portuários, representam entre 30% e 40% do valor pago pela soja.


“Alguns estudos apontam que os custos logísticos com a soja são 6 vezes maiores que os custos produtivos. Ou seja, se a saca custa US$ 100, o transporte dessa saca é de US$ 600, gerando um forte impacto”, diz.


Fonte: Money Times



Notícias Relacionadas
 Prêmio BBM 2024: Abertas as inscrições para o Oscar da logística brasileira

25/04/2024

Prêmio BBM 2024: Abertas as inscrições para o Oscar da logística brasileira

Estão abertas as inscrições para a 11ª edição do Prêmio BBM 2024 — o Oscar da logística brasileira. Realizado pela MundoLogística em parceria com a BBM Logística, a premiação visa reconh (...)

Leia mais
 Movecta registra receita recorde em 2023

25/04/2024

Movecta registra receita recorde em 2023

A empresa de logística integrada Movecta encerrou o ano passado com faturamento de R$ 667 milhões, registrando alta de 12,6% frente a 2022, quando contabilizou receitaa de R$ 592,3 milhõ (...)

Leia mais
 Transporte fluvial de grãos cresce 782% no Brasil em 13 anos

24/04/2024

Transporte fluvial de grãos cresce 782% no Brasil em 13 anos

O transporte de grãos por rios no Brasil registrou um aumento de 782% ao longo de 13 anos, conforme dados do Anuário Agrologístico 2024, divulgado pela Companhia Nacional de Abasteciment (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.