Acordo com o Governo do Uruguai prevê prorrogação do prazo de concessão por 50 anos. A Katoen Natie anunciou que investirá aproximadamente US $ 445 milhões na ampliação do Terminal Especializado de Contêineres administrado pelo Terminal Cuenca del Plata (TCP) no porto de Montevidéu. O acordo fechado com o Uruguai prevê a prorrogação do prazo da concessão, um dos maiores investimentos da operadora belga.
O projeto de investimento, que corresponde a uma nova etapa de desenvolvimento da TPC e consolida a posição estratégica do Porto de Montevidéu como hub portuário na região, inclui a expansão máxima da área de concessão, incluindo a construção de um segundo pátio de contêineres por aproximadamente 22 hectares, além dos existentes, e um segundo cais de aproximadamente 700 metros, com profundidade de 14 metros.
Os investimentos incluem ainda a aquisição de novos guindastes de pórtico e equipamentos de transferência horizontal, expansão e modernização dos acessos rodoviários, nova pavimentação do pátio de contêineres original e novos sistemas de informação. A execução do projeto, que terá início imediatamente após a homologação dos contratos, prevê um terminal especializado de última geração, que dobrará sua capacidade anual e permitirá atender às mais modernas embarcações (de 400 metros). Assim, as duas docas permitirão ao TCP operar quatro navios porta-contêineres ao mesmo tempo. Como parte do acordo, o Terminal Cuenca del Plata compromete-se a realizar uma redução significativa nas principais taxas de exportação, a fim de fortalecer o comércio exterior do Uruguai. A redução final implicará uma economia média de 30% nos principais serviços aos exportadores, além de aumentar os dias sem ônus de permanência no porto dos contêineres de exportação, passando de três dias livres para cinco dias livres.
20/12/2024
Vagas no setor de logística crescem 94,7% de janeiro a outubro, segundo BNE
O setor de logística tem registrado um ritmo acelerado de contratações no Brasil. Entre janeiro e outubro de 2024, o número de vagas abertas cresceu 94,7% em relação ao mesmo período de (...)