05/03/2021

Katoen Natie investirá US$ 445 milhões na ampliação do Terminal Cuenca Katoen Natie investirá US$ 445 milhões na ampliação do Terminal Cuenca

 Katoen Natie investirá US$ 445 milhões na ampliação do Terminal Cuenca Katoen Natie investirá US$ 445 milhões na ampliação do Terminal Cuenca


Acordo com o Governo do Uruguai prevê prorrogação do prazo de concessão por 50 anos. A Katoen Natie anunciou que investirá aproximadamente US $ 445 milhões na ampliação do Terminal Especializado de Contêineres administrado pelo Terminal Cuenca del Plata (TCP) no porto de Montevidéu. O acordo fechado com o Uruguai prevê a prorrogação do prazo da concessão, um dos maiores investimentos da operadora belga.  

O projeto de investimento, que corresponde a uma nova etapa de desenvolvimento da TPC e consolida a posição estratégica do Porto de Montevidéu como hub portuário na região, inclui a expansão máxima da área de concessão, incluindo a construção de um segundo pátio de contêineres por aproximadamente 22 hectares, além dos existentes, e um segundo cais de aproximadamente 700 metros, com profundidade de 14 metros.

Os investimentos incluem ainda a aquisição de novos guindastes de pórtico e equipamentos de transferência horizontal, expansão e modernização dos acessos rodoviários, nova pavimentação do pátio de contêineres original e novos sistemas de informação. A execução do projeto, que terá início imediatamente após a homologação dos contratos, prevê um terminal especializado de última geração, que dobrará sua capacidade anual e permitirá atender às mais modernas embarcações (de 400 metros). Assim, as duas docas permitirão ao TCP operar quatro navios porta-contêineres ao mesmo tempo. Como parte do acordo, o Terminal Cuenca del Plata compromete-se a realizar uma redução significativa nas principais taxas de exportação, a fim de fortalecer o comércio exterior do Uruguai. A redução final implicará uma economia média de 30% nos principais serviços aos exportadores, além de aumentar os dias sem ônus de permanência no porto dos contêineres de exportação, passando de três dias livres para cinco dias livres.

Notícias Relacionadas
 Brasil explora metade das vias navegáveis com potenciais de transporte de cargas e passageiros

04/07/2025

Brasil explora metade das vias navegáveis com potenciais de transporte de cargas e passageiros

O país explora 48% da malha hidroviária economicamente navegável. Atualmente existem 41,7 mil quilômetros de vias navegáveis e 20,1 mil quilômetros são utilizados para transporte de carg (...)

Leia mais
 Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA

03/07/2025

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) divulgou nesta segunda-feira (30) os resultados do mercado global de transporte aéreo de carga referentes a maio de 2025. Os dados a (...)

Leia mais
 Nova Lei de Portos transforma Río Negro em hub logístico da Argentina e do Mercosul; entenda

01/07/2025

Nova Lei de Portos transforma Río Negro em hub logístico da Argentina e do Mercosul; entenda

O governo da província de Río Negro, localizada na região da Patagônia argentina, sancionou uma nova Lei de Portos que regulamenta a atividade portuária em todo o território sob sua juri (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.