01/08/2025

JSL investe em formação e qualificação de novos motoristas

 JSL investe em formação e qualificação de novos motoristas



Dados recentes do Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS) revelam que o Brasil perdeu 1,1 milhão de motoristas profissionais nos últimos 10 anos. Além disso, apenas 4,1% dos atuais caminhoneiros possuem menos de 30 anos. Atenta a este cenário desafiador, que tem acarretado uma crescente falta de motoristas, a JSL, maior empresa de serviços logísticos do Brasil, tem investido em iniciativas de formação e qualificação de profissionais.


Contando atualmente com quase 11 mil motoristas em todo o país, a empresa percorreu, somente no primeiro semestre de 2025, mais de 445 milhões de quilômetros e transportou cerca de 23 milhões de toneladas de produtos e matérias-primas. Com o objetivo de valorizar, capacitar e cuidar desses profissionais, as iniciativas da empresa incluem a Escola de Motoristas, o programa Mulheres na Direção e a Cultura de Segurança, com foco na redução de acidentes.


Escola de Motoristas


Lançada em 2025, a iniciativa tem como objetivo formar homens e mulheres sem experiência prévia na profissão. O programa-piloto começou no Mato Grosso do Sul com uma turma de 20 participantes em formação e prevê a realização de quatro turmas por ano em diferentes regiões do país. Com o apoio do SEST SENAT, o curso oferece uma carga horária de 374 horas, divididas entre conteúdos técnicos e de desenvolvimento comportamental.


Programa Mulheres na Direção


Criado em 2021, o programa já está em sua 15ª edição e formou mais de 220 mulheres para atuarem em diversas funções, como motoristas de carreta e operadoras de empilhadeira. Histórias inspiradoras, como a de Eleonara Faria, que sempre sonhou em ser motorista e teve mais de 800 currículos recusados por falta de experiência, demonstram o impacto social da iniciativa. Hoje, aos 57 anos, ela já foi contratada pela companhia e atua como motorista de caminhão desde maio de 2025.


Programa Cultura de Segurança | Redução de Acidentes


Por meio do programa, a JSL vem fortalecendo seus esforços para reduzir acidentes envolvendo colaboradores, com a implementação de um conjunto robusto de iniciativas em diversas regiões do país. A estratégia inclui o uso de tecnologias avançadas, como câmeras com reconhecimento de distrações, sensores anti-fadiga, plataforma de avaliação física e emocional e simuladores de direção — estes últimos localizados exclusivamente no Mato Grosso do Sul, onde a empresa mantém uma unidade de formação de motoristas.


Essas ferramentas integram uma operação estruturada, monitorada em tempo real a partir da torre de controle em Itaquaquecetuba (SP), responsável pelo acompanhamento de todas as operações logísticas da empresa. Entre 2021 e 2024, as ações voltadas à segurança contribuíram para uma redução de 20% no total de acidentes com colaboradores, incluindo quedas significativas tanto nos casos com afastamento quanto nos sem afastamento.



Fonte: Caminhões e Carretas


Crédito Imagem: Marcelo Duarte



Notícias Relacionadas
 Multilog anuncia inauguração do Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu para dezembro de 2026

16/01/2026

Multilog anuncia inauguração do Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu para dezembro de 2026

A Multilog anunciou que o Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu será inaugurado em 10 de dezembro de 2026. A previsão foi confirmada durante visita às obras realizada nesta terça-feira (13) p (...)

Leia mais

13/01/2026

A DHL Global Forwarding e o grupo CMA CGM firmaram uma parceria para ampliar o uso de biocombustíveis no transporte marítimo de contêineres, como parte das estratégias das duas companhia (...)

Leia mais
 Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

12/01/2026

Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

A JSL abriu inscrições para a 17ª edição do Programa Mulheres na Direção, iniciativa voltada à capacitação e inserção de mulheres no setor de transporte rodoviário e logística. Nesta edi (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.