De acordo com o Anuário Estatístico de Transportes, publicado em agosto deste ano pelo Ministério dos Transportes, a infraestrutura de transportes no Brasil recebeu investimentos do Governo Federal em mais de R$ 13,7 bilhões em 2023, um valor 80% maior do que o registrado no ano anterior — e o maior nos últimos dez anos. Do total, R$ 12,7 bilhões foram direcionados à infraestrutura do transporte rodoviário, enquanto o setor ferroviário foi o que menos recebeu investimento público federal.
Para efeito de comparação, em 2022, o Governo Federal investiu R$ 7,4 bilhões na infraestrutura de transportes, sendo R$ 6,4 bilhões para o transporte rodoviário. No mesmo ano, o setor aquaviário foi o que menos recebeu investimentos públicos.
Além dos aportes públicos, o setor privado também aumentou os investimentos em infraestrutura de transportes. Em 2023, o total de investimentos privados chegou a R$ 25,3 bilhões, sendo R$ 8,3 bilhões destinados ao setor aquaviário, R$ 7,2 bilhões ao setor rodoviário, R$ 7 bilhões ao ferroviário e R$ 2,7 bilhões ao aeroportuário.
Em 2022, o total de investimentos privados foi de R$ 16,1 bilhões, com R$ 6,4 bilhões destinados ao setor ferroviário e R$ 5,2 bilhões ao rodoviário, seguidos pelos setores aquaviário e aeroportuário.
EXPANSÃO PARA ATENDER À DEMANDA LOGÍSTICA
Segundo o diretor Comercial e de Marketing da Tópico, Sergio Gallucci Parisi, os investimentos em transportes e logística sinalizam uma evolução do segmento e um importante guia para o planejamento de ações a curto e médio prazos. “A consequência é uma alta em soluções rápidas, econômicas e seguras, e que atendam os requisitos necessários em todas as etapas da cadeia, desde a indústria de base até a distribuição de produtos acabados”, comentou.
Diante desse cenário de crescimento, empresas como a Tópico têm focado em projetos para operadores logísticos que possuem demandas para expansões em armazenagens nos pátios, necessitando de mais flexibilidade e agilidade na operação.
Um dos exemplos destacados pelo anuário é o transporte de soja e milho com destino às instalações portuárias. Se em 2022 foi registrada uma movimentação de 120 milhões de toneladas transportadas, em 2023 o volume chegou a 154,8 milhões: aumento de 28,1% de carga transportada via ferrovias, navegação interior e rodovias.
Fonte: Mundo Logística