11/03/2022

Interrupção das vendas de fertilizantes da Rússia não é ‘absoluta’, diz Itamaraty

 Interrupção das vendas de fertilizantes da Rússia não é ‘absoluta’, diz Itamaraty


O diretor do Departamento de Promoção de Energia, Recursos Minerais e Infraestrutura do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Alex Giacomelli da Silva, disse ontem que “não há impeditivos absolutos no comércio de fertilizantes da Rússia para o Brasil”. O Itamaraty tem monitorado a situação no Leste Europeu em contato com a embaixada brasileira em Moscou.

As informações repassadas à diplomacia em Brasília são de que os empresários russos tentam driblar as travas financeiras e logísticas, causadas pela guerra, para continuar exportando adubos ao Brasil. Entre as iniciativas estão o uso de bancos e traders de outros países que não sancionaram a Rússia para fechar negócios e a aceitação pagamento em outras moedas, inclusive o real. Segundo relatos, haveria disponibilidade, embora menor, para a contratação de frete e seguro para os carregamentos por terminais da Rússia, como o de São Petersburgo.

“É uma situação que pode mudar a qualquer momento", ressaltou o diplomata em audiência pública na Comissão de Agricultura do Senado.

Silva lembrou que a União Europeia aplicou sanções pessoais a alguns empresários russos do setor mineral, como os presidentes das companhias de fertilizantes Uralkali e PhosAgro, duas grandes fornecedoras do Brasil. O impacto das medidas ainda está sendo avaliado.

O Itamaraty analisa, também, o regime de embargos à Rússia. “São sanções unilaterais, que não foram aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU nem são reconhecidas pelo Brasil. Mas o fato é que causam impacto, tanto as sanções quanto os efeitos secundários”, afirmou.

No primeiro bimestre de 2022, o Brasil importou US$ 2,8 bilhões em fertilizantes. No sábado, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, embarcará para o Canadá para conversar com produtores de potássio.



Fonte: Valor Econômico

Notícias Relacionadas
 Integração multimodal abre caminho para logística mais eficiente e sustentável

27/02/2026

Integração multimodal abre caminho para logística mais eficiente e sustentável

O avanço da multimodalidade voltou ao radar do setor logístico brasileiro. O Ministério dos Transportes prevê que 2026 será um ano decisivo para a reconfiguração da matriz logística, com (...)

Leia mais
 DP World inaugura escritório administrativo de 1.500 m² em Santos

27/02/2026

DP World inaugura escritório administrativo de 1.500 m² em Santos

A DP World inaugurou um novo escritório administrativo em Santos (SP), ampliando sua estrutura corporativa na cidade que concentra parte relevante de suas operações logísticas no país. A (...)

Leia mais
 Custos logísticos no Brasil atingem 15,5% do PIB em 2025, aponta estudo do ILOS

26/02/2026

Custos logísticos no Brasil atingem 15,5% do PIB em 2025, aponta estudo do ILOS

Os custos logísticos no Brasil consumiram 15,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025, segundo o estudo anual “Custos Logísticos e o Impacto nas Empresas Brasileiras”, desenvolvido há m (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.