11/03/2022

Interrupção das vendas de fertilizantes da Rússia não é ‘absoluta’, diz Itamaraty

 Interrupção das vendas de fertilizantes da Rússia não é ‘absoluta’, diz Itamaraty


O diretor do Departamento de Promoção de Energia, Recursos Minerais e Infraestrutura do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Alex Giacomelli da Silva, disse ontem que “não há impeditivos absolutos no comércio de fertilizantes da Rússia para o Brasil”. O Itamaraty tem monitorado a situação no Leste Europeu em contato com a embaixada brasileira em Moscou.

As informações repassadas à diplomacia em Brasília são de que os empresários russos tentam driblar as travas financeiras e logísticas, causadas pela guerra, para continuar exportando adubos ao Brasil. Entre as iniciativas estão o uso de bancos e traders de outros países que não sancionaram a Rússia para fechar negócios e a aceitação pagamento em outras moedas, inclusive o real. Segundo relatos, haveria disponibilidade, embora menor, para a contratação de frete e seguro para os carregamentos por terminais da Rússia, como o de São Petersburgo.

“É uma situação que pode mudar a qualquer momento", ressaltou o diplomata em audiência pública na Comissão de Agricultura do Senado.

Silva lembrou que a União Europeia aplicou sanções pessoais a alguns empresários russos do setor mineral, como os presidentes das companhias de fertilizantes Uralkali e PhosAgro, duas grandes fornecedoras do Brasil. O impacto das medidas ainda está sendo avaliado.

O Itamaraty analisa, também, o regime de embargos à Rússia. “São sanções unilaterais, que não foram aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU nem são reconhecidas pelo Brasil. Mas o fato é que causam impacto, tanto as sanções quanto os efeitos secundários”, afirmou.

No primeiro bimestre de 2022, o Brasil importou US$ 2,8 bilhões em fertilizantes. No sábado, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, embarcará para o Canadá para conversar com produtores de potássio.



Fonte: Valor Econômico

Notícias Relacionadas
 ABOL Day sobre combustíveis alternativos coloca Operadores Logísticos como agentes ativos da mudança

27/03/2024

ABOL Day sobre combustíveis alternativos coloca Operadores Logísticos como agentes ativos da mudança

A redução das emissões de CO2 na atmosfera tem sido uma das prioridades dos Operadores Logísticos, sobretudo diante dos avanços da regulamentação do mercado de carbono no Brasil e do pro (...)

Leia mais
 Solistica inaugura serviço de entrega expressa em Manaus

27/03/2024

Solistica inaugura serviço de entrega expressa em Manaus

A Solistica, maior operadora logística da América Latina com soluções 3PL, inaugurou uma nova unidade de entrega expressa, a Envio Fácil, em Manaus. O serviço é voltado, principalmente, (...)

Leia mais
 Paralisação do porto de Baltimore provocará atrasos no comércio

27/03/2024

Paralisação do porto de Baltimore provocará atrasos no comércio

A queda da ponte que fechou o porto de Baltimore é uma importante estrada americana ontem vai provocar semanas ou meses de interrupções no transporte na região do Meio-Atlântico dos EUA (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.