11/03/2022

Interrupção das vendas de fertilizantes da Rússia não é ‘absoluta’, diz Itamaraty

 Interrupção das vendas de fertilizantes da Rússia não é ‘absoluta’, diz Itamaraty


O diretor do Departamento de Promoção de Energia, Recursos Minerais e Infraestrutura do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Alex Giacomelli da Silva, disse ontem que “não há impeditivos absolutos no comércio de fertilizantes da Rússia para o Brasil”. O Itamaraty tem monitorado a situação no Leste Europeu em contato com a embaixada brasileira em Moscou.

As informações repassadas à diplomacia em Brasília são de que os empresários russos tentam driblar as travas financeiras e logísticas, causadas pela guerra, para continuar exportando adubos ao Brasil. Entre as iniciativas estão o uso de bancos e traders de outros países que não sancionaram a Rússia para fechar negócios e a aceitação pagamento em outras moedas, inclusive o real. Segundo relatos, haveria disponibilidade, embora menor, para a contratação de frete e seguro para os carregamentos por terminais da Rússia, como o de São Petersburgo.

“É uma situação que pode mudar a qualquer momento", ressaltou o diplomata em audiência pública na Comissão de Agricultura do Senado.

Silva lembrou que a União Europeia aplicou sanções pessoais a alguns empresários russos do setor mineral, como os presidentes das companhias de fertilizantes Uralkali e PhosAgro, duas grandes fornecedoras do Brasil. O impacto das medidas ainda está sendo avaliado.

O Itamaraty analisa, também, o regime de embargos à Rússia. “São sanções unilaterais, que não foram aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU nem são reconhecidas pelo Brasil. Mas o fato é que causam impacto, tanto as sanções quanto os efeitos secundários”, afirmou.

No primeiro bimestre de 2022, o Brasil importou US$ 2,8 bilhões em fertilizantes. No sábado, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, embarcará para o Canadá para conversar com produtores de potássio.



Fonte: Valor Econômico

Notícias Relacionadas
 Arco Norte se consolida como rota de entrada e saída de produtos agropecuários

28/05/2026

Arco Norte se consolida como rota de entrada e saída de produtos agropecuários

Os portos do Arco Norte são os principais eixos de entrada de adubos e fertilizantes no país, ultrapassando o volume de desembarque verificado em Paranaguá. A mudança foi iniciada em 202 (...)

Leia mais
 Wilson Sons consolida-se como elo estratégico para a competitividade global da Bahia

26/05/2026

Wilson Sons consolida-se como elo estratégico para a competitividade global da Bahia

Celebrado em 25 de maio, o Dia da Indústria ganha um significado mais amplo na Bahia quando ligado à logística que projeta a força local para o mercado global. Nessa dinâmica que move o (...)

Leia mais
 Brado Logística migra para energia 100% renovável

26/05/2026

Brado Logística migra para energia 100% renovável

A Brado Logística encerrou 2025 com 100% do consumo de energia elétrica proveniente de fontes renováveis. Esse é o resultado da migração para o mercado livre de energia e da implementaçã (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.