A multinacional ID Logistics Brasil inaugura no País o primeiro centro de distribuição em parceria com a Diageo, empresa do segmento de bebidas alcoólicas premium. A operação amplia a parceria internacional existente entre as companhias.
A Diageo é dona das marcas Johnnie Walker, Tanqueray, Smirnoff e Ypióca. A nova operação da ID Logistics Brasil está localizada em região estratégica, na cidade de Extrema, sul de Minas Gerais, que dá fácil acesso às principais regiões distribuidoras do país.
O novo site possui área de 18.046.18 m² de área construída, 21 mil posições paletes. A instalação inclui 28 docas que facilitam e aceleram a movimentação diária das cargas recebidas e expedidas.
A gestão da operação, que atende à necessidade de eficiência e monitoramento expresso, implementou soluções, como o WMS, para garantir o controle ideal do lote e o gerenciamento preciso de estoque. A unidade também inclui tecnologias como listas de verificação eletrônicas para visibilidade de volumes de entrada e saída, monitoramento da performance da operação através de um e-cockpit para compartilhamento em tempo real, uso de drones para inventário e portaria remota.
ESG
Esta nova operação funcionará em determinados períodos durante 24 horas por dia. A operação é sustentável e possui certificação LEED, comporta iluminação 100% em led e geração de energia renovável. Há um novo parque de equipamentos de movimentação que utilizam baterias de íon-lítio e sistema de telemetria para facilitar a gestão.
A edificação possui também isolamento FaceFelt, que assegura mais conforto acústico e térmico, com redução na temperatura do ambiente interno.
Geração de empregos
O novo site emprega 90 novos colaboradores, que passaram por 2.965 horas de treinamento durante a fase de implantação. A política de recursos humanos da operadora permitiu a contratação do time com 51% de mulheres para atuação em atividades operacionais e administrativas.
De acordo com Danilo de Melo, diretor de Supply Chain da Diageo, o galpão deve gerar 90 novas vagas de diretas e indiretas. “A inauguração do ponto logístico faz parte do plano de expansão dos negócios da Diageo, que tem como objetivo ampliar a malha logística, além de garantir a fluidez no atendimento aos nossos clientes por meio da distribuição mais assertiva para os pontos de venda pelo país”, comenta.