A ID Logistics Brasil, em parceria com a Danone, desenvolveu um robô autônomo (empilhadeira autônoma - AMR) para a operação na fábrica de lácteos de Poços de Caldas, MG. O robô atua na puxada da linha de produção dos paletes de produtos acabados para armazenagem vertical, substituindo a tradicional condução de empilhadeiras por colaboradores. A inovação permite uma operação 100% contínua, sem pausas ou interrupções para intervalos térmicos, garantindo um processo ininterrupto.
O desenvolvimento do robô contou com a colaboração da Automni Logística Robotizada, assegurando total autonomia no deslocamento da zona fabril até o Centro de Distribuição. A solução, baseada na demanda real, trouxe ganhos de produtividade e reduziu o risco de acidentes, diminuindo a exposição de pessoas e equipamentos e a necessidade de empilhadeiras.
"A implantação dos robôs autônomos na Danone representa mais uma etapa na busca por soluções inovadoras em conjunto com nossos clientes, focando na eficiência operacional e na segurança dos colaboradores", afirma Alejandro Bagnati, diretor de Projetos da ID Logistics no Brasil.
À Tecnologística, Dario Fugita, gerente de Reengenharia da ID Logistics, explica que os robôs se locomovem usando sensores e câmeras, coletando informações para se mover corretamente, semelhantes a carros autônomos. Essas características qualificam os robôs como AMRs, capazes de otimizar rotas, eliminar erros e aumentar a produtividade.
Adriano Beltramini, gerente de Distribuição da Danone, destaca a importância do projeto: "Sabemos da dificuldade em implementar tecnologias no Brasil devido ao alto custo de importações. Este projeto busca trazer soluções seguras, com tecnologia de ponta e custo adequado. Já é uma realidade e o início de uma jornada de automação em nossas operações."
Nos centros de distribuição, o armazenamento vertical do estoque geralmente exige o uso de empilhadeiras operadas por colaboradores, resultando em desgastes e manutenções frequentes. Os Robôs Móveis Autônomos (AMRs), equipados com sensores e processadores integrados, navegam autonomamente, evitando obstáculos e pessoas, utilizando mapas digitais do ambiente físico.
"Grandes inovações exigem resiliência dos stakeholders do projeto. A parceria entre a equipe da Danone e a ID Logistics foi crucial para superar desafios e capacitar todos os envolvidos para multiplicar a solução em outras operações", comenta André Abrami, diretor geral da Automni Logística Robotizada.
Fonte: Tecnologística