30/04/2024

Grupo MOVE3 e Sequoia esperam triplicar entregas mensais com novo Mega Sorter

 Grupo MOVE3 e Sequoia esperam triplicar entregas mensais com novo Mega Sorter



Depois da fusão que resultou em uma gigante das entregas no Brasil, Sequoia e o Grupo MOVE3 lançam a primeira novidade em conjunto: o Mega Sorter Damon, um sistema de classificação de cargas que potencializa as operações logísticas de maneira eficiente e inovadora. Ele é apto para atender diversos tipos de processos e tem potencial para triplicar a operação — ou seja, das 10 milhões de entregas mensais realizadas pela MOVE3 atualmente, será possível chegar a até 30 milhões.


O avanço se torna possível a partir da capacidade de roteirização do equipamento, que é de até 34 mil objetos por hora. O grande diferencial para alcançar esse feito é a quantidade de saídas, que são 303. Ricardo Souza, Gerente de Projetos da MOVE3, explica: “Um número maior de saídas significa que teremos mais agilidade de roteirizar mercadorias de diferentes clientes, tamanhos e prazos. Quando você tem menos saídas, esse trabalho acaba levando mais tempo, pois você tem que separar as regiões (CEPs) manualmente, coisa que o sorter faz de forma automática”.


A novidade incorpora tecnologias já utilizadas no grupo, como inteligência artificial e Big Data. Na prática, isso significa que estarão disponíveis informações em tempo real para os controladores, de modo que o banco de dados seja alimentado com indicadores do equipamento e operação. Também foi aplicado Machine Learning na fabricação da máquina.


Projeto e desenvolvimento


Segundo Theo Palhano, Analista de Projetos Sênior da MOVE3, o Mega Sorter foi projetado pelo grupo em 2022, já pensado para ter uma fácil integração com outras empresas. “A carga da Sequoia tem um bom fit com o novo sorter, então o projeto atenderá de forma excelente tanto os atuais clientes do grupo quanto os clientes que estão vindo da Sequoia, bem como os que vamos conquistar posteriormente”, afirma. “Esse é um dos sorters mais avançados do mercado, destacando-se pela sua capacidade de atender a uma grande variedade de destinos, algo incomum entre os concorrentes. Isso está alinhado com nossa estratégia de maximizar eficiência e abrangência de serviço”.


Desde o início, o objetivo era alcançar um alto poder de processamento. Palhano pontua: “Nós trabalhamos com volume de franquias, então a franquia A tem mais volume, a B tem menos, e por aí vai até a franquia E. O novo sorter é capaz de lidar com os volumes A, B e C de uma vez. O volume D pode ser processado por outra máquina de capacidade menor, e a franquia E pode ser tratada manualmente. Essa separação otimiza nossas operações”.


Até o momento, para atender às operações da Carriers, Rodoê e da Moove+ e as que já estão vindo da Sequoia, são necessários três separadores com saídas limitadas. O Mega Sorter tem o dobro da capacidade desses separadores combinados, com três vezes mais saídas.


 Impactos e planejamento


De acordo com Ricardo, os efeitos do novo equipamento serão bastante positivos para os clientes, pois significa entregas mais eficientes, uma vez que será possível processar a carga diária mais rapidamente.


Já para os colaboradores, abre-se um horizonte de possibilidades operacionais, em especial para os times de rotas e transferência. “O sorter estimula a adoção de métodos inovadores e promove uma curva de aprendizado acelerada. As equipes poderão pensar em rotas e transferências mais rápidas, beneficiando seu próprio trabalho e o cliente final”, pontua o gerente.


No momento, o Mega Sorter Damon está em fases de testes finais e deve começar a operar no final de maio. Ao mesmo tempo, a MOVE3 e a Sequoia estão em fase de integração de times, alinhando líderes de diversos setores: RH, Marketing, Implantação, Operação, dentre outros. As entregas das duas empresas foram a primeira integração e já são realizadas em conjunto.


Fonte: Tecnologística



Notícias Relacionadas
 Mercado de trabalho no transporte é destaque do panorama econômico atual do Brasil

21/05/2024

Mercado de trabalho no transporte é destaque do panorama econômico atual do Brasil

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) publicou, nesta sexta-feira (17), o Boletim de Conjuntura Econômica – Maio 2024. O informe técnico, já disponível para consulta, atualiza o tr (...)

Leia mais
 Com logística operada pela DHL, Karl Storz adota venda direta no Brasil

21/05/2024

Com logística operada pela DHL, Karl Storz adota venda direta no Brasil

Com logística operada pela DHL Supply Chain, Karl Storz adotou venda direta no Brasil. O trabalho é realizado no modelo 3PL, no qual o operador assume a gestão e execução geral da logíst (...)

Leia mais
 Inventário ABOL e diversidade são tratados em reunião do Grupo ESG

20/05/2024

Inventário ABOL e diversidade são tratados em reunião do Grupo ESG

Os ajustes relacionados ao inventário de emissões ABOL, previsto para ser apresentado no segundo semestre deste ano, foram abordados na tarde desta sexta-feira durante mais uma reunião o (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.