16/03/2022

Governo projeta elevar participação de ferrovias de 20% para 40% em 2035

 Governo projeta elevar participação de ferrovias de 20% para 40% em 2035



O ministro de Infraestrutura e pré-candidato ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou que a projeção é que a participação do modal ferroviário salte dos atuais 20% para 40% em 2035, a partir dos novos investimentos que estão em curso.

“Esse acréscimo de oferta ferroviária vai representar uma redução expressiva de frete. [O valor] Já tem caído. Tudo que está sendo feito tira força do plano nacional de logística e coloca prioridade no interesse privado, que não se furtou e resolveu pedir [autorizações para novas ferrovias privadas]. O privado está percebendo oportunidade”, disse ele, em evento do programa Pró-Trilhos, sobre o setor ferroviário.


O evento também teve presença de Marcelo Sampaio, secretário-executivo do ministério e provável sucessor de Freitas quando este se retirar para assumir a candidatura ao governo paulista. Ao fim de sua fala, quando Sampaio foi chamado ao palco, o ministro chegou a brincar: “Pensei que era para receber o bastão já”.


Em seu discurso no evento, Freitas destacou os leilões de ferrovias feitos durante sua gestão, as renovações antecipadas de concessões e a recente lei que permitiu o regime de autorização para a construção de ferrovias privadas.


Fonte: Valor Econômico



Notícias Relacionadas
 Movecta eleva padrão de atendimento e promove excelência na experiência do cliente

05/11/2025

Movecta eleva padrão de atendimento e promove excelência na experiência do cliente

A Movecta, uma das maiores empresas de logística integrada do país, avança em sua agenda estratégica de transformação digital com foco na excelência operacional e na experiência do clien (...)

Leia mais
 BNDES aprova financiamento para expansão de terminal da Wilson Sons em Salvador

05/11/2025

BNDES aprova financiamento para expansão de terminal da Wilson Sons em Salvador

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 848 milhões para a Tecon Salvador, subsidiária da Wilson Sons, visando a expansão e modernizaçã (...)

Leia mais
 64% dos Operadores Logísticos ampliaram portfólio de serviços em 2024, aponta ABOL

04/11/2025

64% dos Operadores Logísticos ampliaram portfólio de serviços em 2024, aponta ABOL

O trabalho dos Operadores Logísticos (OLs) no Brasil tem se expandido muito além do transporte e da armazenagem. O setor se consolida como uma rede integrada de soluções que abrange desd (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.