15/09/2023

Governo Federal lança projeto de transição energética “Combustível do Futuro”

 Governo Federal lança projeto de transição energética “Combustível do Futuro”



Foi assinado, nesta quinta-feira (14), o PL (Projeto de Lei) do projeto Combustível do Futuro. A solenidade aconteceu durante o evento “Transição Energética: Combustível do Futuro” e contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do vice-presidente, Geraldo Alckmin; e do Mministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa; o chefe de Gabinete da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Matheus Jasper; e as gerentes executivas Ambiental e do Poder Executivo, Érica Marcos e Danielle Bernardes, respectivamente, estiveram presentes na cerimônia, que ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).  


Com o Combustível do Futuro, o Ministério de Minas e Energia quer estimular o uso de combustíveis sustentáveis e de baixa intensidade de carbono para expandir a mobilidade sustentável no Brasil.  


Pela proposta, o Comitê Técnico Combustível do Futuro (CT-CF), instituído pela Resolução do CNPE nº 7/2021 tratará de diversas iniciativas do gênero em curso no país: RenovaBio, Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, Proconve, Rota 2030, Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular e o Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet).


O Combustível do Futuro também definirá, segundo o PL, diretrizes relativas à utilização do diesel verde mediante a participação volumétrica mínima obrigatória na matriz nacional, produzido a partir de matérias-primas exclusivamente derivadas de biomassa renovável. Esse combustível é relevante ao setor de transporte, pois possui paridade físico-química com os motores vigentes do ciclo diesel, evitando problemas mecânicos e permitindo a redução das emissões de gases poluentes realizadas pelo setor. Após a assinatura, o texto do PL segue para votação no Congresso Nacional.


Outras medidas propostas pelo Combustível do Futuro:


1) promover a diminuição da intensidade média de carbono da matriz de combustíveis e de emissões do transporte e o incremento da eficiência energética;


2) criar metodologia de cálculo do ciclo de vida completo (do poço à roda) para estimativa das emissões, abarcando aquelas associadas à fabricação dos veículos;


3) implementar ações para educar o consumidor a fazer uma escolha consciente do veículo a ser adquirido;


4) estudos para a ampliação do uso de combustíveis sustentáveis.


Além da integração das políticas de eficiência energética dos veículos, a proposta foi dividida em cinco eixos:


1º) Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação;


2º) Programa Nacional do Diesel Verde;


3º) Regulamentação de combustíveis sintéticos;


4º) Captura e estocagem geológica de dióxido de carbono (CO2);


5º) Novos limites de mistura de etanol anidro à gasolina.


Fonte: CNT



Notícias Relacionadas
 Sistema Transporte apresenta iniciativa pela descarbonização do setor ao ministro de Portos e Aeroportos

22/04/2025

Sistema Transporte apresenta iniciativa pela descarbonização do setor ao ministro de Portos e Aeroportos

O Sistema Transporte realizou, nesta semana, uma audiência com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, na sede do Ministério, para apresentar oficialmente a Coalizão do Tr (...)

Leia mais
 Luciana Lacerda é a nova diretora de Operações da ID Logistics Brasil

22/04/2025

Luciana Lacerda é a nova diretora de Operações da ID Logistics Brasil

A ID Logistics Brasil, multinacional com presença em 18 países, anunciou Luciana Lacerda como nova diretora de Operações. Com 25 anos de atuação no setor logístico, a executiva será resp (...)

Leia mais
 JSL transporta 1,8 milhão de caixas de chocolates na Páscoa e amplia operação logística

17/04/2025

JSL transporta 1,8 milhão de caixas de chocolates na Páscoa e amplia operação logística

A JSL registrou um aumento de quase 30% no volume transportado de chocolates e ovos de Páscoa em 2025, em comparação com o ano anterior. Ao todo, foram movimentadas mais de 1,8 milhão de (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.