22/05/2024

Governo deve anunciar medidas para compensação da desoneração esta semana, diz Haddad

 Governo deve anunciar medidas para compensação da desoneração esta semana, diz Haddad



O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira que as medidas de compensação para a desoneração da folha de pagamentos devem sair nesta semana, mais provavelmente na quinta ou na sexta-feira.


"Eu acredito que (as medidas de compensação) saiam essa semana também. Na quinta-feira ou sexta-feira sai o relatório dele (senador Jaques Wagner, PT-BA), com o entendimento para os 17 setores, e as medidas compensatórias já estão sendo remetidas para a Casa Civil", disse Haddad em entrevista a jornalistas na chegada à Fazenda, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Anteriormente, Haddad já havia afirmado que as medidas para compensar o impacto fiscal da desoneração sairão apenas após análise da Casa Civil nesta semana e, mais cedo nesta terça-feira, Lula anunciou um acordo para manter em 8% neste ano a alíquota previdenciária para municípios.


A respeito dos 17 setores econômicos, a Fazenda chegou a um acordo com o Congresso Nacional para que o benefício seja mantido em 2024 e, a partir de 2025, seja estabelecida uma reoneração gradual.


A desoneração tem sido um ponto de atrito entre o Executivo e o Legislativo depois que Lula vetou a prorrogação do benefício, aprovada pelo Congresso Nacional no final do ano passado, mas teve o veto derrubado.


A Advocacia Geral da União chegou a entrar com uma liminar no Supremo Tribunal Federal para suspender o benefício, que foi aceita pela Corte, mas pediu a suspensão da ação depois que o governo chegou ao acordo sobre a desoneração para os 17 setores.


Haddad também afirmou que o governo deve anunciar nesta semana um plano de socorro voltado para empresas do Rio Grande do Sul afetadas pelas enchentes.


Fonte: Terra



Notícias Relacionadas
 Cinco dicas para a logística de empresas chinesas no Brasil

24/11/2025

Cinco dicas para a logística de empresas chinesas no Brasil

Mesmo com as longas distâncias geográficas e culturais, a forte parceria comercial entre China e Brasil deve continuar crescendo. Os investimentos chineses já estabelecidos até agora, qu (...)

Leia mais
 Andreani provê mais de 65% de seu consumo com energia renovável

24/11/2025

Andreani provê mais de 65% de seu consumo com energia renovável

A Andreani Logística celebra um marco em sua jornada de sustentabilidade. Em 12 meses, a companhia estruturou uma área dedicada ao tema, finalizou seu Plano Diretor de ESG e superou uma (...)

Leia mais
 BBM Logística amplia produtividade em 20% com digitalização apoiada pelo Senior TMS

18/11/2025

BBM Logística amplia produtividade em 20% com digitalização apoiada pelo Senior TMS

A BBM Logística registrou avanços expressivos em produtividade e eficiência operacional com a adoção do Senior TMS, solução que sustentou a integração de operações após as aquisições da (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.