O governo federal estabeleceu 39 ações para facilitar o escoamento da safra 2022/23, que já começou a ser colhida. O Ministério dos Transportes anunciou a retomada de obras, o lançamento de novas licitações e a assinatura de ordens de serviço e dos trabalhos de manutenção nas principais rotas para garantir a logística de exportação.
No Plano de 100 dias, são R$ 1,7 bilhão garantidos em 311 empreendimentos. Até o fim do ano, a expectativa é aplicar R$ 2,7 bilhões nessas obras e manutenções. Também estão previstas entregas, principalmente de recuperação de rodovias.
Até abril, a prioridade serão intervenções nas estradas que dão acesso aos portos do Arco Norte, como Santarém (PA), Vila do Conde (PA) e Itaqui (MA), e as rodovias do Corredor Sul Sudeste, para os terminais de Santos (SP) e Vitória (ES), por onde devem passar 141 milhões de toneladas de produtos agropecuários com destinado ao exterior.
"A sensibilidade do presidente Lula em trazer esses R$ 2,7 bilhões para rapidamente enfrentar a péssima qualidade das nossas rodovias é trazer de volta a competitividade dos nossos produtores e a baixa dos preços dos alimentos nas gôndolas dos supermercados", disse o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
Estão previstas obras em trechos da BR 163 (MT-PA), da BR 364 (MT-RO), do corredor da BR 155/158 e Ferrovia Norte-Sul com a Estrada de Ferro Carajá-Itaqui, do corredor da BR 135 (BA-PI-MA), da BR 242 (BA), da BR 470 (SC), da BR 116 (RS), da BR 163 (PR), BR 262 (MG-ES) e BR 376 (MS-PR).
O anúncio foi feito pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, após reunião com os ministros de Portos e Aeroportos, Márcio França, e da Agricultura, Carlos Fávaro, além do secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Capelli, e representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Fonte: Valor Econômico