18/03/2021

Governo anuncia redução de imposto de importação sobre eletroeletrônicos

 Governo anuncia redução de imposto de importação sobre eletroeletrônicos


O governo anunciou nesta quarta-feira, 17, a redução do imposto de importação sobre eletroeletrônicos e bens de capital. A medida, que passa a valer em sete dias após a publicação da resolução, deve beneficiar empresas, na compra de máquinas e equipamentos para a produção, e consumidores, na aquisição de telefones celulares e computadores.

A tarifa de importação desses itens varia hoje entre zero e 16%. Com a decisão do Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex), a taxa máxima será de 14,4%. Uma máquina que hoje paga 10% de imposto, por exemplo, passará a pagar 9%. Além disso, produtos que hoje pagam 2% de imposto terão a alíquota reduzida para zero.

Segundo o Ministério da Economia, produtos como aparelhos celulares e notebooks terão a alíquota de imposto de importação reduzida de 16% para 14,4%. A taxa de equipamentos médicos de raio X e microscópios óticos cai de 14% para 12,6%. Também terão suas alíquotas reduzidas máquinas para panificação e fabricação de cerveja.

“Outro benefício será a redução do custo logístico e da construção civil, por meio da redução das alíquotas de guindastes, escavadeiras, empilhadeiras, locomotivas e contêineres, entre outros itens”, afirma o Ministério da Economia.

“A medida vai diminuir custos de máquinas e equipamentos, aumentando a competitividade da indústria, dos serviços e do agronegócio e permitindo queda de preços para o consumidor brasileiro”, acrescenta a pasta.

A decisão abrange 1.495 códigos da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) que não dependem de negociação com os demais parceiros do Mercosul, pois cada sócio pode promover unilateralmente mudanças nas alíquotas de itens dos segmentos de eletroeletrônicos e bens de capital. A publicação de Resolução Camex deve ocorrer nesta quinta-feira, 18.

Notícias Relacionadas
 Brasil precisa dobrar investimento em infraestrutura, diz DP World

08/09/2026

Brasil precisa dobrar investimento em infraestrutura, diz DP World

O Brasil precisa praticamente dobrar os investimentos em infraestrutura para melhorar a eficiência de seus corredores de exportação e ampliar a conexão marítima com mercados estratégicos (...)

Leia mais
 Novo guia reúne boas práticas para a gestão da logística farmacêutica

31/08/2026

Novo guia reúne boas práticas para a gestão da logística farmacêutica

A ABOL lançou em São Paulo, o “Guia Prático: Logística farmacêutica aplicada à gestão dos Operadores Logísticos”, publicação inédita no Brasil por abordar especificamente a atuação dos O (...)

Leia mais
 Operadores Logísticos apontam caminhos para ampliar a conexão entre modais

31/08/2026

Operadores Logísticos apontam caminhos para ampliar a conexão entre modais

A multimodalidade esteve entre os principais temas do 10º Congresso ABOL, realizado nos dias 13 e 14 de agosto, em Ibiúna (SP). A discussão ganhou força a partir da conexão entre as dire (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.