O acesso ao porto de Miritituba, em Itaituba (PA), continua complicado e uma fila de caminhões permanece no local após chuvas causarem buracos e atoleiros, segundo relatos de caminhoneiros em redes sociais.
O congestionamento na região de Miritituba acontece em um trecho sem pavimento de cerca de 7 quilômetros da BR-230, conhecida como Transamazônica, que liga a BR-163 à Estação de Transbordo de Carga (ETC) do Tapajós.
Há alguns dias, o congestionamento chegou a 3 mil veículos. A empresa Sotran Logística diz, em nota, que há muito grão indo para transbordo e o porto está muito cheio. Algumas operações ficaram paralisadas devido às chuvas.
No começo da semana, a Associação Brasileira de Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) informou que a fila havia começado no dia 11, com o excesso de caminhões para transporte de soja recém-colhida, ao mesmo tempo que as chuvas foram em volume muito elevado na região
Em nota, a entidade ressaltou que os caminhões não estavam atolados, mas que a chuva dificultava o andamento da viagem, devido às condições da estrada.
A Abiove também disse que o governo federal e a prefeitura de Itaituba estavam trabalhando para mitigar o problema.
30/10/2025
Pesquisa ABOL: 9 em cada 10 operadores logísticos fazem carga lotação (FTL)
A carga lotação (FTL) é a atividade mais realizada entre os operadores logísticos (OLs) no Brasil, executada por 92% das empresas do setor — o que corresponde a nove em cada dez operador (...)