28/01/2021

Falta inovação no comércio exterior

 Falta inovação no comércio exterior


Thomas Raad, trader de commodities e sócio da Raad International Trading

A falta de inovação e o uso de processos engessados, sem nenhum tipo de padronização entre exportadoras, operadoras logísticas, despachantes e importadores é a principal causa do comércio exterior não evoluir mais do que o atual estágio.

Quase tudo dentro de um processo de exportação está totalmente arcaico. Eu faço vendas de commodities para o Oriente Médio diariamente, já fiz negócios com mais de 25 diferentes tipos de exportadoras, lidei com mais de 15 diferentes tipos de agentes marítimos e despachantes e identifiquei que cada processo é quase um parto, pois as empresas não têm nenhum tipo de padronização entre elas, como enviar documentos, fotos, solicitação de controle de qualidade ou transporte.

E qualquer erro, pasme, pode gerar prejuízo de no mínimo US$ 1 mil para quem cometeu o deslize e para piorar, se houve falha de comunicação e o embarque acaba sendo atrasado, o importador que compra grandes volumes fica totalmente insatisfeito, culminando na perda desse cliente.

O mercado necessita urgente de uma startup na área de comércio exterior com o objetivo de diminuir a pulverização da compra de commodities e aumentar o customer experience das importadoras ao redor do mundo oferecendo um sistema atendimento personalizado, baseado em dados, tecnologia e know-how para clientes do mundo todo.

Infelizmente, o mercado está obsoleto e os clientes no exterior têm dificuldades com os idiomas inglês e português, causando ruídos e perdas na comunicação por e-mail e mensagens no WhatsApp para gerar negócios.

O mercado de exportação de agronegócio/alimentos movimenta mais de US$ 100 bilhões de dólares por ano e, por todos esses motivos, é preciso estar atento.

Notícias Relacionadas
 ABOL participa de debate sobre descarbonização no Cubo Itaú

02/05/2024

ABOL participa de debate sobre descarbonização no Cubo Itaú

A ABOL participará, no próximo dia 21 de maio, do "Logística ao Cubo, descarbonização do Transporte de Cargas", que será realizado no Cubo Itaú, na Vila Olímpia, na capital paulista. E h (...)

Leia mais
 Roubo e furto de caminhões e cargas caem no Estado de São Paulo, mas ainda são registrados mais de 20 eventos por dia

30/04/2024

Roubo e furto de caminhões e cargas caem no Estado de São Paulo, mas ainda são registrados mais de 20 eventos por dia

Menos caminhoneiros foram vítimas dos criminosos, no Estado de São Paulo, em 2023. É o que revela o Boletim Tracker-Fecap, recentemente divulgado. Entre janeiro e dezembro, o número de f (...)

Leia mais
 Grupo MOVE3 e Sequoia esperam triplicar entregas mensais com novo Mega Sorter

30/04/2024

Grupo MOVE3 e Sequoia esperam triplicar entregas mensais com novo Mega Sorter

Depois da fusão que resultou em uma gigante das entregas no Brasil, Sequoia e o Grupo MOVE3 lançam a primeira novidade em conjunto: o Mega Sorter Damon, um sistema de classificação de ca (...)

Leia mais

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.